Pesquisa mostra que integrações com CRMs estão em ascensão no meio empresarial
As mídias sociais oferecem um ambiente onde as empresas têm acesso direto em tempo real aos seus consumidores, e cada curtida ou interação com um conteúdo de marca pode trazer inúmeros insights. Mas como extrair e analisar esses dados para utilizá-los a seu favor? A resposta pode estar em outra área do marketing: o CRM.
Essa afirmação é corroborada pelo relatório State of Social Media de 2023, da SproutSocial, que trouxe à tona uma perspectiva reveladora sobre o futuro das estratégias empresariais: 96% dos líderes empresariais estão projetando a integração de dados de mídias sociais diretamente nos CRMs de suas empresas. Essa integração deve acontecer nos próximos três anos.
O Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, é um processo executado por plataformas de automação que armazenam informações sobre os clientes atuais e possíveis clientes futuros (chamados de leads), integrando dados, analisando-os e segmentando os consumidores para que o time de vendas possa otimizar suas estratégias.
Atualmente, as ferramentas de CRM focam em atividades executadas pelos clientes em landing pages, e-mails e mensagens diretas enviadas pela empresa. A tendência apontada pela pesquisa, porém, é o chamado CRM social, que busca integrar essas ferramentas já tradicionais às mídias sociais.
CRM Social: por que usar?
O CRM Social é uma forma de Gestão de Relacionamento com o Cliente que foca nas interações que ocorrem nas mídias sociais, como Facebook, Instagram e X (antigo Twitter). A ideia é que, através de integrações com ferramentas de gerenciamento de mídias sociais, as marcas possam enriquecer sua captura de dados e geração de leads, conhecendo cada vez mais o comportamento do seu consumidor.
Sem a integração com os softwares de CRM, esses dados sobre as menções da sua marca nas mídias sociais - seja nas próprias páginas da empresa ou em publicações de outras pessoas e páginas - ficavam limitadas ao time de marketing.
Segundo o estudo da SproutSocial, 69% dos líderes disseram que os dados e insights provenientes das mídias sociais são atualmente pouco utilizados pelas empresas. Ainda, 95% concordam que as empresas deveriam utilizar mais esses dados na tomada de decisões. Para 42%, a falta de integração com outras tecnologias é a razão pela qual esses dados são tão pouco utilizados.
Uma forma de tornar esses dados mais acessíveis ao resto da empresa e utilizá-los para guiar decisões para além das estratégias de marketing é através da integração com o CRM. Afinal, essa é sua função: o CRM analisa esses dados, transformando-os em inteligência de negócio. Tudo isso se reflete numa melhora do relacionamento com os consumidores e mais lucro para as empresas.
Ferramentas de CRM Social
Nem todas as ferramentas de CRM disponíveis no mercado possuem possibilidade de integração com as mídias sociais. As empresas que desejam aderir a tendência de mercado e integrar seus dados sociais com os softwares CRM precisam buscar pelas tecnologias disponíveis.
Algumas das opções CRM disponíveis no mercado possuem integração com chatbots para whatsapp, pipeline de vendas, métricas, e-mail marketing e landing pages para montagem de um trabalho cada vez mais personalizado.
Essas funcionalidades permitem um controle maior dos processos de negociação e venda de um produto, geração de relatórios, análise de dados e também podem agregar os dados provenientes do trabalho de mídias sociais.