Dados da pesquisa da Hostinger revelam que brasileiros estão, cada vez mais, buscando formas de complementar a renda
Seja por via do empreendedorismo ou do segundo emprego formal, os brasileiros estão, cada vez mais, buscando meios de conquistar renda extra. De acordo com uma pesquisa promovida pela Hostinger, os profissionais que mais buscam exercer mais de uma função são os graduados, universo em que 43% dos entrevistados tem mais de um trabalho remunerado.
Os pós-graduados somam 27%, enquanto 22% relataram ter o Ensino Médio completo. Profissionais com Ensino Fundamental completo somam 3,74%.
Dados da pesquisa revelam que entre os profissionais com pós-graduação completa que buscam complementar a renda com um segundo emprego, 19% focaram em ter seu próprio negócio. No universo dos graduados, o empreendedorismo é ainda maior: 39% atua dessa forma.
As razões por trás da abertura de empresas são diversas, sendo a principal delas o mercado digital, no qual 40% dos entrevistados foca seus esforços em criar sites e lojas virtuais para vender produtos de produção própria ou venda de produtos importados.
Técnicas e cuidados ao montar um site para seu negócio
Empreender pode parecer um mundo completamente novo para quem fez carreira em outras épocas, e é! No entanto, há formas de descomplicar cada etapa. Para os profissionais que buscam a atuação no meio digital, principalmente com vendas, ter um site bem estruturado é primordial.
O que um bom site deve ter?
• Domínio próprio: é essencial para um bom negócio, além de torná-lo mais profissional e confiável para o público;
• Interface amigável e de fácil navegação: sites bagunçados são, na maior parte das vezes, deixados de lado pelos usuários na primeira página;
• Hospedagem de qualidade: ela funciona como um “aluguel” de um espaço virtual que armazena os dados do seu site em servidores para que eles estejam disponíveis em tempo real para os usuários;
• Técnicas de SEO: um plus para sua marca estar bem posicionada na busca do Google é investir em algumas técnicas de SEO, onpage e offpage, para atrair sempre novos usuários para o site.
Há, hoje, com o avanço da tecnologia, plataformas que facilitam esse caminho para os novos empreendedores. Assim, elas disponibilizam as etapas de criação de sites, busca pelo domínio e hospedagem, auxiliando o profissional, que, muitas vezes, é de outras áreas que não programação ou marketing digital, a se sobressair no mercado digital.
O marketing digital no empreendedorismo
Planejamento de páginas, conteúdos de qualidade e informações de produtos e serviços são uma parte essencial do marketing em sites e e-commerces. Esses são pilares básicos para que um negócio digital tenha mais visitas e esteja melhor posicionado no Google e, consequentemente, converta mais.
Ações orgânicas - quando não há investimento financeiro para aparecer primeiro no Google - demandam tempo e planejamento. Isso porque é necessário que uma série de requisitos sejam cumpridos pelo site, como responsividade, boa estrutura de hierarquia, páginas, indexação, entre outros.
O foco inicial do empreendedor que irá se aventurar no digital deve ser em ter um site com boa qualidade e funcionamento pleno para que os usuários possam navegar sem problemas. Em paralelo, as atenções precisam estar voltadas para a atração de novas pessoas na página.
O avanço e a popularização do marketing digital e do trabalho online estão proporcionando a criação de novos mercados e revolucionando a forma como as pessoas buscam aumentar a renda familiar, possibilitando negócios de longo prazo.