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Educação e Carreira Sábado, 08 de Fevereiro de 2025, 13:46 - A | A

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Coluna Educação e Carreira

3 dicas para expandir seu negócio para o ambiente digital

Por Thais Hott

Da coluna Entrelinhas da Notícia
Artigo de responsabilidade do autor

Conheça as principais estratégias relacionadas à transição de um negócio do ambiente físico para o virtual

o:style-photography / iStock

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No mundo corporativo, a internet e a tecnologia desempenham um papel crucial em todos os segmentos do mercado de trabalho. Até mesmo empresas que já se encontram bem consolidadas precisam pensar em ir além e adentrar os desafios do digital – afinal, ali existe um potencial ilimitado para todos os empreendedores que estiverem dispostos a explorá-lo.

Ao expandir um negócio para o virtual, a empresa está se colocando em evidência para o resto do país ou até do mundo. Enquanto uma operação exclusivamente presencial reduz o alcance para uma região limitada, o digital expande a marca em uma escala sem precedentes. Por isso, é sempre vantajoso considerar um formato híbrido, que explore o melhor dos dois mundos.

A seguir, confira quais são os principais pontos a serem considerados ao fazer a transição do físico para o digital:

Defina um público-alvo

Um dos primeiros passos do planejamento estratégico para uma operação digital envolve a identificação do público-alvo da empresa. Quando o negócio se limita ao presencial, a delimitação geográfica acaba sendo o fator determinante de sua clientela, mas na internet não existem barreiras de distância.

Nesse caso, deve ser feito um estudo minucioso de mercado, visando apurar as principais características do público que se deseja alcançar: idade, gênero, profissão, renda, interesses, etc. Tudo isso é determinante ao elaborar estratégias de comunicação mais precisas.

Invista em marketing de conteúdo

Existem inúmeras formas de se alcançar pessoas no ambiente digital, mas o marketing de conteúdo segue sendo a principal delas. Esse termo abrange uma série de estratégias utilizadas para fazer com que os clientes cheguem até a empresa de forma natural, sempre com base na criação de conteúdo.

Isso pode ser feito de inúmeras formas, incluindo produção de textos, vídeos, postagens para redes sociais e muito mais. O importante é explorar temas atuais e relevantes para o consumidor final, visando atrair sua atenção sem tentar vender um produto ou serviço de forma direta. A compra acaba sendo apenas a consequência de um trabalho bem feito.

Aposte em múltiplos canais de comunicação

É imprescindível que qualquer negócio que atua na web seja visto, pois é isso que lhe garante novos clientes. Por isso, é sempre útil trabalhar com diversos canais de comunicação, incluindo as principais redes sociais do momento, site próprio e até mesmo um app, caso exista a possibilidade.

Naturalmente, esse conjunto de canais exigiria profissionais aptos para administrá-los, então vale aplicar o método 5W2H: o que precisa ser feito, quanto custa, por quem será feito, quando será feito, onde será feito e como será feito. Essas perguntas básicas ajudam a ter um panorama geral de todo o investimento necessário, assim como proporcionam um planejamento mais organizado.

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