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Educação e Carreira Domingo, 25 de Junho de 2023, 14:46 - A | A

Domingo, 25 de Junho de 2023, 14h:46 - A | A

Coluna Educação e Carreira

A ascensão dos influenciadores digitais: como se destacar nas redes sociais

Por Débora Ramos

Da coluna Educação e Carreira
Artigo de responsabilidade do autor

Saiba o que é um digital influencer, como funciona o segmento de atuação, as diferentes categorias e o poder do Marketing de Influência para as marcas

iStock

ColunaEducaçãoECarreira

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A consolidação das redes sociais e a presença do ambiente online cada vez mais ativa no mundo físico revolucionou a maneira como as pessoas se comunicam, interagem, se relacionam e consomem conteúdo.

Com essa transformação e o avanço tecnológico, uma nova figura ganhou destaque, inaugurando um novo segmento de mercado e uma profissão rentável: os influenciadores digitais.

Quem nunca se deparou com algum anúncio feito por um influencer ao deslizar o feed? Ou até mesmo se identificou com o tipo de conteúdo produzido e passou a seguir determinada pessoa para acompanhar seu dia a dia?

A pesquisa “Brasil e os Influenciadores Digitais”, feita pelo Ibope Inteligência, em 2019, reforçou que 52% dos brasileiros seguem alguma personalidade.

O fato é que vivemos em uma realidade hiperconectada, e os influenciadores passam a fazer parte do nosso cotidiano e muitas vezes a ditar padrões de consumo com um simples stories ou uma publicação na timeline.

Mas, afinal, como funciona a dinâmica do universo dos influencers nas redes sociais? Acompanhe a leitura para conferir a resposta!

O que é um digital influencer?

Resumidamente, são pessoas capazes de influenciar ou formar a opinião através das redes sociais. Conforme adquire relevância e reconhecimento do público sobre um determinado assunto, ela se torna uma autoridade e pode motivar o comportamento ou intervir nas decisões de pessoas e grupos.

Eles podem produzir uma série de materiais como reviews de produtos ou serviços, tutoriais, dicas, podem dançar, atuar e fazer outras atividades relacionadas ao seu estilo de vida. Tudo isso em formato de vídeo, texto ou foto, em plataformas como Instagram, Twitter, YouTube, TikTok, etc.

O Instagram é uma das mais utilizadas no Brasil, com cerca de 10,5 milhões de influencers.

A monetização dos conteúdos é feita a partir de patrocínios que as marcas oferecem para que as personalidades façam a publicidade. Tudo isso motivado por um campo de atuação amplo e assertivo, visto que os brasileiros passam, em média, 3 horas e 42 minutos por dia nas redes sociais – somos o terceiro país que mais utiliza as plataformas no mundo.

O Brasil também é o segundo país em que mais pessoas se tornam influenciadores, atrás apenas dos EUA, segundo uma pesquisa da consultoria Nielsen, feita em 2022.

Tipos de influenciadores e principais nichos de atuação

Há uma série de assuntos que podem ser retratados pelos influencers, dentre os principais podemos citar: estilo de vida saudável, moda, beleza e bem-estar, viagens, tecnologia, entretenimento, dança, música, entre outros temas.

Com base no número de seguidores, existem cinco categorias:

• Nanoinfluenciadores: 1.000 a 10.000;
• Microinfluenciadores: 10.000 a 50.000;
• Influenciadores de nível médio: 50.000 a 500.000;
• Macroinfluenciadores: 500.000 a 1.000.000;
• Celebridades e megainfluenciadores: mais de um milhão de seguidores.

O poder do Marketing de Influência

O Marketing de Influência está diretamente ligado aos influenciadores digitais e ao seu poder de convencimento. Eles aproximam a marca dos clientes finais através da humanização e da sua opinião sobre algum produto ou serviço.

Tudo pode virar tendência, como um estilo de roupa, uma marca, ou até mesmo uma música se tornar viral com as famosas trends.

Os hábitos e o cotidiano dos influenciadores são acompanhados diariamente, e tudo se torna notícia, como uma mudança de corte de cabelo e o resultado do new hair, novas aquisições, suas atividades e conteúdos.

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