Campo Grande 00:00:00 Domingo, 23 de Fevereiro de 2025


Educação e Carreira Domingo, 23 de Fevereiro de 2025, 13:45 - A | A

Domingo, 23 de Fevereiro de 2025, 13h:45 - A | A

Coluna Educação e Carreira

Rumo ao futuro: dicas para quem vai mudar de cidade para cursar faculdade

Por Thais Hott

Da coluna Educação e Carreira
Artigo de responsabilidade do autor

Pensar em moradia e deslocamento é essencial

FG Trade/iStock

ColunaEducaçãoECarreira

..

Muito se discute a importância de mudar de cidade para cursar uma universidade; apesar de ser uma experiência empolgante, é também desafiadora. Em meio às celebrações, vem a preocupação com a moradia universitária, a organização da documentação e o preparativo para estudar fora.

Podemos mencionar algumas opções para facilitar essa transição de modo de vida rumo a novas oportunidades. O planejamento financeiro é um dos primeiros pontos para se destacar, começando por colocar no papel um orçamento com os custos de moradia, alimentação, transporte e lazer. Para atender a esses custos, pode-se verificar se há bolsas, financiamento ou estágios na faculdade que podem ajudar nessas despesas, sem esquecer de fazer uma reserva de emergência para imprevistos.

Em relação ao local onde morar, há muitas opções possíveis, como moradia em república ou aluguel individual e moradia universitária em locais próximos à faculdade e próximos de transporte público. Analise a segurança do bairro e a estrutura ao redor (mercados, farmácias e hospitais).

Em virtude das opções mencionadas acima, a moradia universitária é essencial para muitos estudantes que precisam sair de suas cidades para estudar, trazendo benefícios como permanência no ensino superior, melhora do desempenho acadêmico, superação de dificuldades e redução nas desigualdades de chances na educação.

Se estabelecer em uma nova cidade e nova moradia é poder criar amigos e uma rede de apoio, oportunidade para participar de eventos, congressos, grupos de estudos, atividades extracurriculares e festas universitárias. Ao mesmo tempo, é fundamental manter antigos laços por meio do contato frequente com amigos e familiares da cidade natal para evitar a sensação de solidão.

Transporte

Para realizar idas e vindas entre a nova e a antiga cidade, há opções de ônibus e avião. As vantagens do ônibus são que as passagens são mais baratas, quando as distâncias forem curtas, até 500 km, não há taxas extras, existem mais horários disponíveis e há menos risco de cancelamento. Há, também, menos burocracia, já que o ônibus não precisa de check-in antecipado e segurança rigorosa.

Já as vantagens de avião são para as distâncias médias que forem acima de 500 km – para elas, ocorrem muitas promoções e passagens baratas. Há épocas do ano em que as companhias aéreas oferecem passagens com quase o mesmo preço de ônibus; para obter essa vantagem, é necessário comprar com antecedência. Nos aviões, também há mais conforto para essas longas distâncias, evitando desgaste físico e desconforto.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS