Com consultórios em todo o Brasil ainda enfrentando um alto índice de faltas, a automatização surge como uma solução para otimizar o atendimento e aumentar a taxa de comparecimento
As ausências em consultas são um grande desafio para as clínicas brasileiras, gerando prejuízos consideráveis, principalmente em pequenas empresas. Nesse contexto, a tecnologia pode atuar como uma aliada na gestão, garantindo maior eficiência.
De acordo com uma pesquisa da American Medical Association, essa tecnologia pode reduzir até 67% das faltas, por meio de ferramentas como lembretes e agendamentos online.
Embora a IA ainda não seja amplamente utilizada no setor de saúde brasileiro, seus benefícios demonstram um futuro promissor. Por isso, ela surge como uma solução em potencial para combater a cultura das faltas, um problema que afeta clínicas em todas as regiões do país.
Quase um terço das consultas agendadas no Brasil não ocorre
Em parceria com o IBGE, o Conselho Federal de Medicina estima que até 30% das consultas agendadas no Brasil não sejam realizadas. Dependendo do fluxo de cada consultório, essa taxa de absenteísmo pode gerar prejuízos consideráveis.
A cultura do absenteísmo, caracterizada por essas ausências, é uma realidade no país e persiste mesmo com os avanços tecnológicos. Embora os pacientes possam ter responsabilidade, essas faltas geralmente estão ligadas à dificuldade das clínicas em se organizar.
O acompanhamento da marcação até a data da consulta, por exemplo, é um fator essencial muitas vezes negligenciado. A falta desse aspecto aumenta as chances de o paciente esquecer o compromisso, além de dificultar a reorganização da clínica, o que pode causar atrasos.
Automatização reduz a taxa de faltas
A automatização de processos tem se mostrado uma solução para melhorar o desempenho em diversos setores, inclusive na saúde. De acordo com uma pesquisa da McKinsey & Company, a adoção desses sistemas em clínicas aumenta em 40% a taxa de comparecimento.
Ferramentas como lembretes automáticos ajudam a manter um contato contínuo com o paciente sem exigir esforço adicional da equipe. Dessa forma, ele se mantém ciente da consulta e tem maior controle para reagendar ou cancelar, caso necessário.
Por outro lado, restringir-se apenas às ligações telefônicas pode ser desgastante para os profissionais de atendimento. Além disso, muitos pacientes demonstram maior receptividade a formas mais práticas de comunicação, como por plataformas digitais.
Sistemas de gestão otimizam a rotina das clínicas
Softwares de gestão são ferramentas valiosas para automatizar o atendimento em clínicas. Com eles, é possível manter um contato mais ágil e eficiente com os pacientes, reduzindo impactos causados por imprevistos.
Plataformas como a Conclínica, por exemplo, oferecem soluções que melhoram a experiência dos pacientes em consultórios e clínicas. Entre os principais benefícios, destacam-se:
● Agendamento digital: um sistema de gestão permite que o paciente marque consultas online, além de enviar lembretes automáticos para reduzir faltas.
● Redução do tempo de espera: muitas ausências ocorrem porque o paciente desiste devido à demora. Dados da McKinsey & Company indicam que a automatização pode reduzir esse tempo em até 20%.
● Otimização do tratamento: desde a prescrição de medicamentos até a emissão de laudos médicos, diversas atividades podem ser realizadas digitalmente, tornando os processos mais ágeis e eficientes.
● Gestão financeira mais eficiente: internamente, as clínicas conseguem administrar melhor seu orçamento por meio de ferramentas que facilitam a emissão de relatórios e o controle financeiro.
Além disso, a Calculadora da Conclínica também pode auxiliar profissionais de saúde na gestão financeira e no fluxo cotidiano, já que com ela, é possível entender qual o custo financeiro de uma consulta onde o paciente marcou mas acabou faltando.