Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 30 de Dezembro de 2024


Marco Eusébio Domingo, 13 de Outubro de 2024, 12:32 - A | A

Domingo, 13 de Outubro de 2024, 12h:32 - A | A

Coluna Entrelinhas da Notícia

Com ajuda da avó, mulher enganou Exército e recebeu pensão por mais de 30 anos em MS

Por Marco Eusébio

Da coluna Entrelinhas da Notícia
Artigo de responsabilidade do autor

Uma mulher de Mato Grosso do Sul foi condenada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) na semana passada a devolver mais de R$ 3 milhões recebidos por 33 anos como pensão alimentícia por se passar como filha de um ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (FAB), que atuou na Segunda Guerra Mundial. Ela também deverá pagar multa de R$ 1 milhão e fica proibida de exercer cargo público comissionado ou função de confiança por oito anos.

Com a morte do militar, Vicente Zarate, que não tinha filhos, a pensão cessaria. A irmã dele resolveu então falsificar documentos da neta dela, Ana Lucia Umbelina Galache de Souza, que tinha 15 anos, para que se apresentasse como filha solteira do tio-avó e elas passaram a dividir os valores recebidos desde novembro de 1988. O Exército só descobriu a irregularidade porque após um desentendimento entre elas, a avó denunciou a neta em 2021 e o benefício foi supenso em maio de 2022.

A avó morreu pouco tempo depois de denunciar a neta, sem responder criminalmente pela fraude. Ana Lucia, que hoje tem 55 anos, foi condenada em fevereiro de 2023 a três anos e três meses de prisão pela Justiça Militar. Por meio da Defensoria Pública da União, ela recorreu ao Superior Tribunal Militar (STM), onde dois ministros votaram pela manutenção da condenação e a decisão final está pendendente porque o ministro Artur Vidigal pediu vistas do processo. (Com Metrópoles e CNN)

  

LEIA A COLUNA DE HOJE CLICANDO AQUI EM MARCO EUSÉBIO IN BLOG

 
• • • • •

Nascido em Santo André (SP) e radicado em Campo Grande (MS) desde a adolescência, Marco Eusébio é um dos mais experientes jornalistas de Mato Grosso do Sul. Com um estilo refinado e marcante de escrever, ficou conhecido como autor de uma das mais lidas colunas divulgadas em sites de notícias do estado. Agora em formato “in blog” amplia a comunicação com seus leitores através deste Portal www.marcoeusebio.com.br ativado no dia 29/2/2009.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS