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Sebrae MS Quinta-feira, 26 de Novembro de 2009, 12:00 - A | A

Quinta-feira, 26 de Novembro de 2009, 12h:00 - A | A

A dinâmica econômica possibilitou um ano razoável

Tito M. Sarabando diretor-técnico Sebrae

A dinâmica econômica possibilitou um ano razoável

Tito Manuel Sarabando

Estamos no último bimestre de 2009. Um ano anunciado difícil, mas que a dinâmica econômica no Brasil e em Mato Grosso do Sul possibilitou um ano até certo ponto razoável. Ainda que o crescimento do produto interno bruto fique próximo a 1%, comparativamente com os 5% de 2008, mostrou-se claramente que a força da economia brasileira é dada pelo consumo interno. A demanda externa em 2009 foi menor, mas também ajudou a gerar emprego, renda e por conseqüência impostos, que retornam à sociedade na forma de bens e serviços públicos. Da crise anunciada ao CRIE que foi o lema de cada um empreendedor ao longo deste ano, buscando as oportunidades, identificando os gargalos, inovando processos e mapeando novos mercados, estamos no fim de 2009.

As recentes notícias são muito animadoras para todos os segmentos da atividade econômica. Com a taxa de emprego mostrando que o Brasil superou a crise recuperando os empregos que houvera perdido nos finais de 2008 e nos primeiros meses de 2009. Por outro lado, a taxa consumo interna está em elevação mostrando com clareza qual é o rumo dos acontecimentos. O indicador de atividade da indústria continua subindo, bem como o faturamento desta está recuperando a queda ocorrida de janeiro a junho deste ano. A capacidade instalada da indústria mostra que temos chance de manter o crescimento nos próximos tempos. Há claros indícios de mais investimentos no setor produtivo que alavancarão o ciclo econômico.

O consumo foi em muito auxiliado pelas medidas governamentais que estimularam a compra de moveis, informática e eletroeletrônicos, que inclui os produtos da linha branca – fogões, geladeiras e máquinas de lavar. Também o setor de veículos foi estimulado com a redução do IPI. Nesse contexto, aliado ao acesso dos consumidores a cada vez uma maior oferta de crédito, junto com os juros à pessoa física que atingiu o menor nível em 15 anos, possibilita que estejamos pelo melhor final de ano dos últimos tempos. Não podemos deixar de referir que o 13º salário que trabalhadores receberão gerará uma massa de recursos significativa para o boom de consumo destes últimos dias do ano de 2009.

Por um lado consumidores com poder de compra e com inúmeras facilidades de acesso a crédito, por outro um oferta fantástica de produtos considerando o câmbio da moeda brasileira, isto é do real em relação às moedas estrangeiras.Para os pequenos e médios empresários algumas regras são importantes neste momento, pensar e estruturar uma boa estratégia significará chegar ao final de 2009 com incremento de vendas e assim poder estourar o champanhe para comemorar as metas financeiras alcançadas.

Primeiro estimule os clientes a circular em seu estabelecimento comercial. É importante deixar as promoções no final da loja. Deste modo quem vier atrás das ofertas acabará comprando outros produtos. O consumidor entra nas lojas quase sempre pela direita, parece quase como no trânsito, portanto desse lado deverá colocar produtos expostos de grande aceitação pelo visitante e com boas margens de lucro. Se o consumidor as avista de imediato é grande a chance de ele se interessar e permanecer mais tempo no estabelecimento.

Prepare os seus vendedores a perguntar por que o cliente precisa de um determinado produto, antes mesmo de mostrar o que ele solicitou. Caso contrário, não será possível oferecer alternativa nos casos em que o pedido do cliente não possa ser atendido.Aumente o acesso de seus vendedores à área de gerência que tem autonomia para tomar decisões rápidas, para assim não travar determinadas negociações, sob pena de perder as vendas para o concorrente. Se você é o dono da empresa esteja mais presente, remova as barreiras que impedem o acesso de seus vendedores, para com isso resolver qualquer problema que apareça, sem burocracia nem perda de tempo.

Para estimular o melhor comportamento e dedicação de seus vendedores coloque na saída da loja alguma forma de aferir o atendimento dos seus colaboradores, tipo um cartão verde se o atendimento foi ótimo, ou vermelho se o cliente considerar insatisfeito. Uma urna e cartões é uma forma fácil de avaliar o modo como o cliente está percebendo o atendimento.
Se é hora de estimular as vendas, mantenha o foco nisso, deixa para depois negociações com baixa chance de se resolverem neste momento. Deve dar prioridade às negociações que têm previsão de resolverem-se até ao final do ano. Negocie com fornecedores na melhor condição de forma a reduzir preços e aumentar prazos para pagamentos, aí está o seu maior poder de barganha para atrair mais clientes com preços mais atrativos.

São pequenos ajustes que muitas vezes fazem a diferença. São pouco mais de 45 dias, mas nestes acontecem muitas decisões de consumo, rápidas e por vezes por impulso, desta forma a melhor estratégia é equipes preparadas e motivadas diariamente. Tenha a certeza que a decisão e o sucesso depende apenas de si que gerencia a equipe e quer resultados. São dias de muita movimentação nas lojas e todos os cuidados com a segurança são importantes. No mercado cada vez mais competitivo quem sai na frente e faz a coisa certa tem o resultado mais substancial.

Acreditamos que estamos entrando em novo ciclo de crescimento que levará o Brasil e o Mato Grosso do Sul a um novo momento da sua história. Você pode fazer parte dessa história depende somente de como você interpreta o nosso negócio e percebe o mercado onde se insere. O boom de consumo significará um início de 2010 com demanda aquecida, pedidos para a indústria e a certeza de mais um trimestre em franca expansão dos níveis de emprego e renda.

2010 que é um ano de grandes eventos, eleições majoritárias para os governos estadual e federal, de muitas vendas, pois com emprego, crédito e uma parcela crescente de brasileiros com mais renda, ascendendo socialmente e com novos padrões de consumo legitima identificar as novas e melhores oportunidades de negócios. Para tanto, antes de colocar o seu capital em jogo, ou captar recursos para investir num negócio procure o Sebrae e faça uma boa análise do seu empreendimento.Aos consumidores deixo um alerta não comprem no primeiro impulso, façam levantamento de preços, decidam suas compras levando em consideração a qualidade e a assistência técnica que eventualmente podem precisar. Sejam prudentes e conscientes no vosso consumo.

O sucesso está ao alcance de todos basta ser perspicaz, avaliar riscos e sair na frente. A palavra chave é TRABALHO.

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