André Coelho é Publicitário
Cada vez mais se fala em marketing viral, mídias sociais, sites de relacionamento, Youtube, Google, Facebook, Twitter, Orkut, Flick, WordPress, blogs… enfim, um monte de sites que são, hoje, os maiores responsáveis pelo crescimento da internet no Brasil e no mundo.
Um exemplo é o Orkut: 80% dos brasileiros que usam a internet têm uma conta no Orkut. Quantas pessoas você conhece que utilizavam a internet só pra enviar e receber e-mails tem hoje, uma conta no Orkut? É a mãe da sua namorada, o meu pai, o tio da padaria, o vô do meu vizinho… pessoas que antes passavam quase tempo nenhum na internet, hoje tem seus contatos, participam de comunidades, criam blogs, pesquisam no Google e utilizam outros sites de relacionamento.
O Orkut e/ou outros sites de relacionamento, são o começo real do uso da internet de muitos usuários ativos. Esses usuários apreenderam usar o Orkut e já estão em blogs, no Youtube, no Twitter e em diversos outros sites novos que aparecem a cada dia na web.
Podemos observar que para muitos a internet e os sites de relacionamento são uma fonte de informação muito importante, onde cada usuário procura por seus interesses, através das buscas, comunidades no orkut, blogs, e outros, com links para noticias, musicas e vídeos e muitas coisas sobre os mais variados assuntos.
As pessoas aprendem e criam a sua própria maneira de usar a internet. Cada um procura alguma coisa, e cada minuto, tem algo novo a ser oferecido.
Por exemplo: O Anderson manda um scrapt para a Isabela com um link para o blog do Maestro Vinicius, que fala de um site especializado em vendas de DVDs com shows de Jazz. Isabela, com um clique, entra no site, acha um produto e faz a compra sem sair de casa, pelo computador.
Outro exemplo é a “viralização” de uma notícia. Se uma loja vende um produto com defeito ou até mesmo faz um mau atendimento, na mesma hora, de dentro da loja, um cliente insatisfeito pode postar, ou melhor, “twittar” de seu celular dizendo que a loja o atendeu mal. Se ele tem 20 seguidores, já e um prejuízo, mas se ele tem 300, pode ser um problemão para a empresa. São 300 pessoas que vão ficar sabendo que a loja fez um mau atendimento a um amigo, mesmo que seja só um amigo virtual.
Cada dia mais, e mais rapidamente, quem trabalha com comunicação tem que estar preparado para oferecer estratégias “virais” aos clientes, a fim de vender os produtos, agregar valor a marca, criar relacionamento com os clientes, etc.
Ou seja, criar estratégias de mídias sócias para atender os clientes da empresa, que, com certeza, já devem ter uma conta no Orkut, acessam blogs, fazem buscas no Google, fazem compra pela internet, acessam o Youtube, usam o Twitter, conversam no MSN…