Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 10 de Fevereiro de 2025


Sebrae MS Quinta-feira, 04 de Junho de 2009, 08:30 - A | A

Quinta-feira, 04 de Junho de 2009, 08h:30 - A | A

Crise exige reação imediata...

Cláudio George Mendonça - Diretor do Sebrae/MS

Crise exige reação imediata...

Cláudio George Mendonça

Tempos de crise, tempos de incertezas? Não necessariamente. Já é de domínio público que crise é oportunidade... de buscar novas alternativas, outros produtos e serviços, investir em capacitação, reduzir desperdícios, criar soluções. Foi acreditando nessa premissa que o Sebrae/MS, juntamente com o Governo do Estado, FAI e Seprotur, tirou o S da crise e lançou o “CRIE MS - Soluções e oportunidades para micro e pequenas empresas”, com o objetivo de dar respostas rápidas ao empresariado quanto ao momento de crise econômica mundial, sem a presunção de resolver todos os problemas, mas com o intuito de chegar a uma solução que o ajude a enfrentar e superar esses dias de turbulência.

Mas não é de hoje que vivemos em crise. Nos acostumamos a ouvir e falar na crise, como se fosse um ente invisível, porém sempre presente e, de certa forma, utilizada como uma boa desculpa para as nossas ineficiências e desatenções. Mas a verdade, é que já faz um bom tempo que o país cresceu e saiu desse patamar de crise. Ao contrário, somos reconhecidos como um país de economia consolidada, integrante até do G20, o grupo dos países mais ricos do mundo.

Essa nova situação não aconteceu por milagre, mas é resultado de muito investimento, aprendizado, trabalho e capacitação. Vale lembrar que há alguns anos era possível ganhar dinheiro no mercado financeiro, da noite para o dia, nos famosos RDBs, CDBs e Overnight, era a época de inflação alta. Quando o país finalmente atingiu a estabilidade e a inflação baixou, tivemos que aprender a gerir efetivamente nossos negócios, nossas despesas e investimentos pessoais.

É lógico que a crise é real, principalmente nos países mais poderosos, e vem causando prejuízos a inúmeras empresas, principalmente às grandes organizações mundiais. Portanto, o segmento dos micro e pequenos empreendimentos no Brasil têm a chance de superar, com menores traumas, esse momento conturbado. É por isso, que o Sebrae/MS está atento às novas tecnologias que facilitam o acesso a informações qualificadas que podem auxiliar os empresários no diagnóstico e na tomada de decisão para as mudanças necessárias e que protejam os negócios.

Hoje o Sebrae/MS ampliou sua abrangência de forma a atender aos empreendedores em qualquer lugar onde se encontrem, através da Internet. Todos têm condições de conversar com uma equipe qualificada e consultores locais e nacionais por meio da central de atendimento web, do blog e da consultoria online. Todas essas ferramentas estão disponíveis e são um apoio ao empresário que quer encontrar soluções para as suas dificuldades.

Além disso, sabemos que para qualquer profissional, seja pessoa física ou jurídica, o que faz diferença na sua trajetória é o conhecimento. O Sebrae acredita que “quem tem conhecimento vai pra frente” e esta visão é compartilhada por importantes especialistas da área de educação formal e corporativa. Portanto, para ultrapassar esse período de incertezas diante da crise econômica mundial, ganha quem tiver mais informação, troque experiências, faça leitura de cenários, leia artigos especializados, aumente a sua rede de contatos, tanto pessoal quanto de forma virtual, esteja atento aos noticiários, mas de forma crítica, procure auxílio em instituições que tenham como negócio o conhecimento.

A crise é fato, não sabemos por quanto tempo ela vai persistir, qual será o seu saldo. Por isso, é preciso agilidade, clareza, atitude positiva e disposição para buscar soluções e elas sempre existem, mas é necessário estar pronto para ver.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS