Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 23 de Janeiro de 2025


Polícia Sexta-feira, 22 de Outubro de 2010, 11:12 - A | A

Sexta-feira, 22 de Outubro de 2010, 11h:12 - A | A

Sem tetos saem pacificamente e se deslocam para terreno público no Nova Lima

Jefferson Gonçalves e Chico Junior - Capital News (www.capitalnews.com.br)

As 2 mil pessoas que invadiram a Fazenda Botas, área localizada ao lado do residencial Iguatemi, saíram pacificamente do local na manhã desta sexta-feira (22), se deslocando para uma nova área, localizada próxima a uma creche, no bairro Nova Lima.

A desocupação foi acompanhada desde o início da manhã pela Polícia Militar, Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais (Cigcoe), Centro de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH) e do Corpo de Bombeiros. Inicialmente, após saírem da área vizinha ao residencial, as famílias começaram a se alojar às margens da Avenida Zulmira Borba. Um oficial de justiça alertou as famílias de que também não poderiam se alojar próximo à Avenida.

Após reunião, as famílias saíram da área próxima ao residencial Iguatemi e começaram a se deslocar até um terreno próximo a um Ceinf (Centro de Educação Infantil) do bairro Nova Lima. Muitas famílias estavam desesperadas, já que não possuem lugar para ir. “Tenho cinco filhos e pagava R$ 200 de aluguel na minha antiga casa. Não tenho condições para alugar uma casa, por que eu e meu marido estamos desempregados” disse Marileide Alves.

Outros invasores chegaram a pagar por casas no residencial Iguatemi, através de um “contrato de gaveta”, uma espécie de contrato informal, como foi o caso de Claudine Villalba “Cheguei a pagar R$ 3.500 para ficar na casa, e agora fui colocada para fora. Perdi o meu dinheiro e fui colocada para fora da casa” afirmou.

Clique na imagem para acessar a galeria

..
Foto: Deurico/Capital News

Tensão

Guardas municipais foram encaminhados até o terreno próximo ao Ceinf, para impedir a chegada dos invasores, já que o terreno pertence à prefeitura. Representantes da prefeitura e dos moradores chegaram discutir tentando chegar a uma solução.

Segundo os moradores, duas comissões serão formadas para tentar falar com o prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho e com o secretario de estado de habitação e das cidades, Carlos Marun, para tentar resolver a questão dos sem-tetos.

A área começou a ser invadida na ultima sexta-feira (15), depois que a policia cumpriu o mandado de reintegração de posse expedido pelo juiz Fernando Paes de Campos e despejou as famílias das casas do Residencial Iguatemi, que estavam ocupadas desde o dia 21 de setembro.

Clique na imagem para acessar a galeria

..
Foto: Deurico/Capital News

Fotos do Fato
Redes Sociais Capital News


Por Jefferson Gonçalves e Chico Junior - Capital News (www.capitalnews.com.br)

 

 Veja também:

 22/10/2010 - 18:30
  Marun se reunirá com sem tetos após reintegração

 22/10/2010 - 17:01
  Cigcoe retira invasores de Ginásio no bairro Vida Nova

 Imagem do Dia - 22/10/2010 - 13:55
  Famílias deixam área invadida sob os olhares da polícia

 22/10/2010 - 09:31
  Polícia começa a desmontar barracos de invasores próximo ao residencial Iguatemi

 22/10/2010 - 09:16
  Marun fala sobre invasão do residencial Iguatemi

 

 18/10/2010 - 10:49
  Terreno invadido no Nova Lima já tem mais de 800 pessoas

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS