Com previsão de lançamento em maio de 2009, o novo produto turístico de Mato Grosso do Sul, Trem do Pantanal, é uma das novidades que serão apresentadas durante um Road Show para operadores e agências do Estado de São Paulo, o maior pólo emissor de turistas para MS. O evento será realizado entre os dias 24 e 27 de novembro, pela Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, em parceria com a Abav/MS (Associação Brasileira das Agências de Viagem), nas cidades de Ribeirão Preto (24), Campinas (25) e São Paulo (26 e 27).
Além do Trem, serão apresentados no Road Show os roteiros de Bonito-Serra da Bodoquena, Pantanal e Campo Grande, que são os três destinos indutores do turismo de MS, de acordo com o Ministério do Turismo. Os empresários sul-mato-grossenses terão a oportunidade de fazer novos contatos, negócios e até orientar os empresários paulistanos sobre as peculiaridades do produto turístico de Mato Grosso do Sul.
A caravana, que percorrerá as cidades em um ônibus de turismo, será composta por técnicos da Fundação de Turismo de MS e empresários do setor turístico sul-mato-grossense. As apresentações do destino Mato Grosso do Sul contam ainda com degustação de comidas típicas e apresentação cultural do músico Gabriel Sater, que vai levar um pouco da música pantaneira aos empresários paulistas.
Destaque internacional
O Trem do Pantanal foi um dos produtos de ecoturismo mais procurados durante umas das maiores feiras do setor turístico do mundo, a WTM - World Travel Market, realizada semana passada em Londres, Reino Unido. Segundo Adonai Aires de Arruda, diretor da Serra Verde Express, empresa operadora do trem, foi impressionante o interesse dos participantes da WTM pelo Trem do Pantanal. “Tenho outros trens de turismo operando, mas a procura pelo Trem do Pantanal que ainda nem está em operação está sendo fantástica. Estamos muito otimistas com esse novo produto e tenho certeza que todo o turismo de Mato Grosso do Sul vai ganhar com ele”, se entusiasma Adonai, lembrando que o novo produto de MS está sendo divulgado pela Serra Verde em outras feiras na América, inclusive uma específica de trens, no México.
Para a diretora-presidente da Fundação de Turismo de MS, Nilde Brun, a concretização da volta do Trem do Pantanal só foi possível por causa da parceira dos setores público e privado. “Se cada um fizer o seu papel e se comprometer com o desenvolvimento do turismo, conseguiremos avançar muito. O Trem do Pantanal é uma prova disso”, enfatiza Nilde.
Outro destaque na capital britânica foi o destino Bonito – Serra da Bodoquena que, com a imagem do passeio flutuação, foi um dos produtos turísticos brasileiros divulgados em estações de Metrô de Londres pela nova campanha do “Brasil Sensacional” (promoção e divulgação da Embratur) durante a feira WTM 2008.
(Fonte: FundturMS)