O leão Alex - que havia sido retirado de um circo por maus tratos – ainda está na estrada a caminho de seu novo lar, o Rancho dos Gnomos, em Cotia (SP), onde deve chegar por volta das 22h, conforme previsão da administração da ONG (Organização não Governamental).
Alex deixou nesta sexta-feira, 17 de julho, o Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) de Campo Grande. São Aproximadamente 980 quilômetros até Cotia. A previsão era que Alex já estivesse por lá, mas a saída da capital sul-mato-grossense acabou sendo adiada e o ritmo do caminhão e lento para não ferir ou estressar o leão, que tem aproximadamente 250 quilos e por enquanto está mantido dentro de uma gaiola estreita.
“Ele está bem. Já se alimentou. Está tranquilo e descansado. Tudo está sob controle, mas o ritmo de viagem teve que ser mais lento que o que esperávamos”, conta Marcos Pompeu, um dos fundadores e administrador do Rancho dos Gnomos.
A construção local onde Alex vai ficar daqui para frente deve ser finalizada em cerca de dois meses, segundo Marcos. São cerca de R$ 100 mil investidos inicialmente pela Surya Brasil, empresa de cosméticos que irá arcar com todas as despesas vinculadas ao leão. O ambiente terá mil metros quadrados. “Alex vai ficar em quarentena num local bem menor,mas, é de praxe. Depois, passará definitivamente para o espaço maior. Ele terá uma qualidade de vida infinitamente maior que a que tinha”, diz Marcos.
No Rancho dos Gnomos, como vizinhos, Alex terá treze leões, uma onça parda e um tigre. Ao todo, 400 animais vivem na ONG (Organização Não Governamental) Rancho dos Gnomos Santuário, criado há 18 anos. São 35 mil metros quadrados de área.
Veja também:
Leão Alex deixa o Cras, em Campo Grande, para seguir rumo a seu novo lar, em Cotia (SP)