Está sendo realizada no centro de Campo Grande, a segunda edição da campanha “Na cidade sem meu carro”. O evento busca a conscientização da população em utilizar o transporte coletivo e deixar em casa os transportes individuais. Até as 18 horas o trecho da Rua 14 de Julho entre a Avenida Afonso Pena e Dom Aquino ficará fechado. Nele, estão sendo realizadas atividades recreativas, exposição de trabalhos feitos por empresas e shows culturais.
Na rua, foram montados alguns jardins e distribuídas várias mudas para as pessoas que estavam no local. Neste ano o tema abordado pelo evento é a preservação do meio ambiente. Vários estandes promoviam apresentações sobre a conscientização de motoristas sobre a poluição do ar, métodos de reciclagem e materiais renováveis.
A aposentada Maria de Fátima, vê o evento como uma forte ferramenta de conscientização para a cidade. “O trânsito de Campo Grande é muito caótico. Quase ninguém se respeita, tanto condutor como pedestre. Resolvi deixar meu carro em casa por que conscientização começa por aí.” afirmou. Já o motorista, João Pedro Souza, se mostrou a favor da campanha, mas não acredita que todos estejam de acordo. “Acho uma grande iniciativa. Mas não posso abrir mão do meu carro em algumas situações. Mesmo assim, algumas pessoas ainda não respeitam as leis e até as pessoas no trânsito.”
O evento “Na cidade sem meu carro” é uma realização da Agetran em conjunto com a Semades (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), Câmara de Dirigentes Lojistas e Associação Comercial e Industrial de Campo Grande. Como parceiros, participam Satur, Fundac, Semed, Sesop, Sesau e Funesp, além de empresas da iniciativa privada e entidades de classe. Durante a programação haverá sorteio de bicicletas. Ao todo, 32 municípios a nível nacional participam da campanha.