Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 15 de Novembro de 2024


Cotidiano Terça-feira, 28 de Setembro de 2021, 08:21 - A | A

Terça-feira, 28 de Setembro de 2021, 08h:21 - A | A

Atenção

CCZ disponibiliza vacinação gratuita no centro da Capital

Ação visa promover a conscientização sobre o combate a raiva

Lethycia Anjos
Capital News

Divulgação/PMCG

CCZ disponibiliza vacinação gratuita no centro da Capital

Vacinação contra a raiva na Capital

Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Campo Grande promove nesta terça-feira (28) das 8h às 11h, uma campanha de vacinação contra a raiva, na Praça Ary Coelho, iniciativa que integra as ações em alusão ao Dia Mundial de Combate à Raiva. Durante o evento as equipes irão orientar a população sobre os riscos da doença em humanos e animais domésticos. 

 

A raiva é uma doença transmitida pelo morcego contaminado que, ao entrar em contato com o animal doméstico, o infecta, podendo ocasionar a transmissão para o ser humano por meio de arranhaduras ou mordeduras. No Brasil, campanhas de vacinação dos pets resultaram no controle da doença, contudo, caso contaminada, a pessoa doente pode vir a óbito. 

 

Veterinária e coordenadora do CCZ, Juliana Resende destaca que a ação será realizada na praça das 8h às 11h da manhã, e contará com distribuição de panfletos e orientações para a população, além da vacinação em animais domésticos. “Nós estamos em campanha de vacinação desde o início de agosto, com equipes circulando por todas as regiões da cidade para imunizar o maior número possível de cães e gatos”, explicou a veterinária,. 

 

Para que a imunização do animal seja assegurada, a vacina contra a raiva deve ser aplicada uma vez ao ano e, caso o animal tenha contato com um morcego, é necessário realizar o reforço, uma vez que este é o principal transmissor do vírus. 

 

Juliana Resende ressalta alguns cuidados para evitar a contaminação. “É necessário ficar sempre em alerta quando encontrar morcegos caídos no chão, já que não é normal esse comportamento na espécie. E, se encontrá-los, também não se deve ter contato direto com ele e, muito menos, deixar que seu animal tenha contato”, disse. 

 

Em caso de contato com o morcego é necessário acionar o CCZ, que irá até o imóvel recolher o animal para análise que identificará se ele está ou não contaminado, além de reforçar a vacina dos cães e gatos. Conforme a administração municipal, em caso de lesão provocada por animais, mesmo que sejam conhecidos, deve-se buscar uma unidade de saúde para tomar a vacina contra raiva, e realizar o acompanhamento do animal. 

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS