O temporal que atingiu Campo Grande na tarde desta quinta-feira (20) deixou um rastros de de destruição em vários bairros da cidade. A chuva foi quase a metade do esperado do mês de fevereiro na Capital.
A região mais atingida pelo grande volume de chuva foi a norte, que compreende bairros como Coronel Antonino, Monte Castelo e São Francisco. Entre os estragos na cidade está a queda de duas placas de concreto da parede de canalização da margem direita do Córrego Anhanduí (sentido centro-bairro), e também levou parte da calçada na Avenida Ernesto Geisel. Segundo a Prefeitura os reparos começa nesta sexta-feira (21) e como a estrutura foi construída há mais de 40 anos, está sendo substituída pelos gabiões novos.
Na rotatória da Ernesto Geisel com a avenida Rachid Neder, teve o asfalto arrancado pela correnteza, novamente. O prefeito Marquinhos Trad esteve no local durante a noite e gravou um vídeo, que foi publicado em suas redes sociais. Ele informa que foi registrado quase 60 mm de chuva em menos de meia hora e que as “equipes estão com força total para recuperar os prejuízos causados”.
De acordo com a Defesa Civil os pontos mais críticos de alagamentos foram nas Avenidas Rachid Neder, Ernesto Geisel e nas ruas Capiberibe, no bairro Santo Antônio e vários trechos nos Residencial Ramez Tebet, Jardim Aeroporto e São Lourenço.
Nas avenidas Mascarenhas de Moraes e Cônsul Assaf Trad, região do Coronel Antonino, onde a água subiu rapidamente e carros ficaram presos nos alagamentos. Também nessa região a ponte de concreto localizada na Rua Veridiana, cedeu com a força da água, e os veículos não conseguiram seguir o caminho devido a força. A Defesa Civil vai avaliar a segurança do local.
Logo pela manhã desta sexta-feira (21) a Defesa Civil emitiu o seguinte alerta: “Defesa Civil:Alerta ALTO de Chuvas Intensas para as próximas 18 horas. Evite áreas e vias alagadas. Em caso de enxurrada não manter animais presos a corrente”. Para hoje (21) a previsão do tempo é nublado a encoberto com pancadas de chuva e trovoadas isoladas por vezes fortes no centro-noroeste; demais áreas nublado com períodos de parcialmente nublado com pancadas de chuva, exceto o sudoeste e sul que será nublado a parcialmente nublado com chuvas isoladas, em todo o Mato Grosso do Sul. Já em Campo Grande o dia será nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas por vezes fortes, a mínima será de 23°C a 32°C. Em Dourados máxima de 36°C e mínima de 22°C, Ponta Porã máxima é de 36°C e a mínima é 22ºC, Corumbá máxima de 34°C e mínima de 25ºC, Coxim máxima de 36°C e mínima de 22°C e Três Lagoas máxima de 32°C e mínima de 23°C.