Os Cartórios de Registro de Imóveis em Mato Grosso do Sul atingiram a marca de quase 500 mil atos realizados online por meio da plataforma eletrônica nacional. Essa ferramenta permite a realização de diversos serviços imobiliários remotamente, como a solicitação de certidões de imóveis, pesquisas de bens, acompanhamento de registros e visualização de matrículas.
Desenvolvido pelos Registradores de Imóveis do Brasil e operado pelo Operador Nacional do Registro de Imóveis (ONR), o portal de serviços online registrou um aumento significativo de 71% no primeiro semestre de 2024 em comparação ao mesmo período de 2023, e um impressionante crescimento de 186% em relação a 2022, ano de lançamento da plataforma. Nos primeiros seis meses de 2024, foram realizados 251.127 atos, superando os 146.710 de 2023 e os 87.822 de 2022. Esse número equivale a quase 76,6% dos serviços digitais prestados durante todo o ano passado.
Juan Pablo Gossweiler, presidente do ONR, ressalta que o Registro de Imóveis no Brasil está avançando tecnologicamente, permitindo que usuários solicitem certidões e protocolam documentos remotamente. Ele destaca a integração das unidades de registro de imóveis à plataforma como um sinal da eficiência do serviço no estado.
José Paulo Baltazar Júnior, vice-presidente da Anoreg/MS, enfatiza que a adoção de atos online se tornou uma prática comum e essencial, refletindo a modernização esperada pela sociedade. Os serviços digitais, como a Certidão Digital e a Pesquisa Qualificada, oferecem validade jurídica e acessibilidade, permitindo que usuários realizem diversos procedimentos sem sair de casa. O portal também disponibiliza serviços como a Pesquisa Prévia, Visualização de Matrícula e E-Protocolo, que facilitam a gestão e o registro de imóveis.
Palavra localizada no primeiro parágrafo colocar o link. Palavra Plataforma eletrônica nacional https://registradores.onr.org.br/