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Ciência e Tecnologia Quinta-feira, 10 de Outubro de 2024, 16:57 - A | A

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Software E-Procon

Procon-MS alcança 500 mil atendimentos com modernização digital

Avanço tecnológico garante mais eficiência e acessibilidade no atendimento aos consumidores do Estado

Fernanda Oliveira
Capital News

Maria Francisca Gomes Cárcamo Martins, servidora do Procon em Mato Grosso do Sul há 19 anos, lembra do tempo em que registrava manualmente as queixas dos consumidores. Desde então, a evolução tecnológica tem sido marcante, resultando na marca de 500 mil atendimentos registrados em sistemas informatizados desde 2007. Essa modernização começou com a implantação do Sindec (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor) e, em 2022, foi reforçada com o software E-Procon, que qualificou ainda mais a gestão dos processos.

O secretário-executivo do Procon, Angelo Motti, destaca a importância desse avanço, que não se limita apenas aos números, mas também à eficiência no atendimento. Ele ressalta o compromisso da instituição em garantir os direitos dos consumidores e em oferecer informações adequadas para as empresas colaborarem nesse processo. A marca de 500 mil atendimentos foi alcançada após a queixa de uma consumidora de 47 anos, que usou a plataforma digital do Procon para relatar a não entrega de um colchão, mostrando a força dos canais digitais na resolução de problemas.

Entre janeiro e outubro de 2024, 18.280 consumidores buscaram o Procon-MS, dos quais 46,42% preferiram o atendimento presencial em unidades específicas, como Padre João Crippa, Fácil Aero Rancho e Fácil Bosque do Ipês. Um exemplo é o caso do radialista Otacilio Pereira, que utilizou o serviço para resolver uma questão de portabilidade de plano de internet. A busca pelos canais digitais também foi significativa, com 44,19% dos atendimentos realizados online, demonstrando que as plataformas virtuais estão se tornando cada vez mais uma opção prática para os consumidores.

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