Campo Grande 00:00:00 Sábado, 21 de Dezembro de 2024


Ciência e Tecnologia Sábado, 03 de Agosto de 2024, 09:25 - A | A

Sábado, 03 de Agosto de 2024, 09h:25 - A | A

Investimentos

Concessionária de água usa Inteligência Artificial para manter Campo Grande

Tecnologia prevê vazão para os próximos 6 meses no Córrego Guariroba e Lageado

Elaine Oliveira
Capital News

A Água Guariroba possui tecnologia para prever a vazão de seus córregos de captação e realizar um planejamento para manter Campo Grande abastecida 24 horas por dia com auxílio de Inteligência Artificial.

O mecanismo aplicado pela concessionária, conduzido em parceria com a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), é inédito no Brasil, e utiliza como base de dados centenas de bacias hidrográficas em diversas condições climáticas e de paisagem, para conseguir identificar como as bacias que abastecem Campo Grande respondem às variações climáticas de chuva e temperatura.

“Com esta tecnologia conseguimos prever a vazão para os próximos 6 meses no Córrego Guariroba e Lageado, permitindo que a concessionária atue preventivamente de forma a ter resiliência hídrica e garantir a distribuição de água à população mesmo em cenários desfavoráveis”, explica o gerente de Meio Ambiente e Qualidade da Águas Guariroba, Fernando Garayo.

Os estudos para estimativa dos fluxos de água nas bacias de abastecimento se utilizam de tecnologia de “machine learning”, um subconjunto da inteligência artificial, que simula o comportamento hidrológico e, com base nas previsões climáticas, estima a disponibilidade hídrica e o impacto dos extremos climáticos.

De acordo com as informações da concessionária, outra ação da concessionária é a constante ampliação da estrutura de reservatórios na Capital. Em 2022, na região do Pênfigo, foi entregue um reservatório de 500 mil metros cúbicos de água. Ainda neste ano, a previsão é que ele seja ampliado e dobre sua capacidade.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS