A rede social X, antigo Twitter, surpreendeu usuários ao permitir o acesso de alguns perfis nesta quarta-feira (18), gerando expectativa de desbloqueio. No entanto, o Supremo Tribunal Federal (STF) esclareceu que a liberação foi resultado de uma "instabilidade no bloqueio da plataforma" e que o acesso não representa uma mudança na decisão judicial que suspende a rede desde 30 de agosto.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) afirmou que não recebeu ordem judicial para liberar o acesso e está investigando os relatos de uso indevido. “Não houve alteração da decisão de suspensão”, destacou a agência.
No início do dia, usuários relataram conseguir acessar o X apenas por meio de wi-fi e pelo aplicativo móvel, até que o bloqueio foi restabelecido por volta das 8h30. O STF ainda não se pronunciou sobre a aplicação de multas aos perfis que conseguiram acesso durante a instabilidade.
O bloqueio da plataforma no Brasil foi motivado pela falta de cumprimento das exigências judiciais, como a não remoção de perfis antidemocráticos e a ausência de representação legal da empresa de Elon Musk no país.