Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Cotidiano Terça-feira, 20 de Abril de 2021, 11:21 - A | A

Terça-feira, 20 de Abril de 2021, 11h:21 - A | A

Covid-19

Consórcio: Mato Grosso do Sul participa da compra de 28 milhões de doses de vacina Sputnik

Imunizante ainda precisa do aval da Anvisa; MS uma das sete unidades da federação participantes

Elaine Silva
Capital News

Bruno Chaves/Portal MS

Decisão do STF: Mato Grosso do Sul poderá comprar vacina Sputinik

Visita do governador na unidade de Brasília da Farmacêutica União Química

“Essa compra é muito importante porque avança, assim que chegar essas doses, a quantidade de pessoas imunizadas em Mato Grosso do Sul e em todos os estados que fazem parte do Brasil Central”, disse o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), nesta terça-feira (20), em relação a compra de 28 milhões de doses da vacina Sputnik. Ainda não está definido como as doses serão distribuídas.

A aquisição será realizada por meio do Consórcio Brasil Central que assinou um acordo com o Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF). Participam do  grupos: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão e Rondônia.

Imunizante contra Covid-19 desenvolvido na Rússia ainda precisa de aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser aplicado no Brasil. A eficácia da Sputnik V, que exige a aplicação de duas doses, é de 91,6%, segundo dados publicados na revista científica "The Lancet". De acordo com o Governo do Estado, a intenção é que a vacina comece a chegar ao País ainda neste semestre.

 

Decisão STF

Após a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, na última semana, Mato Grosso do Sul poderá ser um dos beneficiados para comprar a vacina russa Sputinik V para combate à covid-19. Ação foi proposta pelo do Maranhão. Em sua decisão, o ministro deu prazo até o dia 28 deste mês para que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) se manifeste sobre a "importação excepcional e temporária" do imunizante.


Visita
Também na semana passada, o governador visitou a fábrica da Farmacêutica União Química, em Brasília, onde será produzida e fabricada a vacina russa. Acompanhado do secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, e do Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites, o governador destacou que a nova opção de vacina é um grande avanço no combate à pandemia do coronavírus.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS