Campo Grande 00:00:00 Domingo, 29 de Setembro de 2024


Cotidiano Terça-feira, 21 de Setembro de 2021, 15:21 - A | A

Terça-feira, 21 de Setembro de 2021, 15h:21 - A | A

Atenção

Defesa Civil alerta para onda de calor em MS

Baixa umidade pode ocasionar problemas de saúde

Lethycia Anjos
Capital News

Saul Schramm/Portal MS

Defesa civil alerta para onda de calor em MS

Temperaturas passam dos 40° em MS

Por meio de um comunicado divulgado nesta terça-feira (21), a Defesa Civil alerta para a forte onda de calor em Mato Grosso do Sul, que está elevando as temperaturas em 5ºC acima da média em todo Estado. 

 

Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), apontam que a situação seguirá por um período de 02 a 03 dias, junto isso o Estado sofre com a baixa umidade que também oferece riscos à saúde da população. Nesta terça-feira umidade relativa do ar em Campo Grande varia entre 7% e 16%.

 

Entre os municípios que em estado de alerta máximo estão Água Clara, Alcinópolis, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Inocência, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sonora e Três Lagoas. 

 

Mato Grosso do Sul está em alerta vermelho, o que sinaliza risco grave, segundo o Inmet a umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 12% em alguns municípios da região pantaneira, norte e leste, o que favorece a ocorrência de incêndios florestais e pode ocasionar danos à saúde, como doenças pulmonares e dores de cabeça. 

 

Segundo a meteorologista do Cemtec-Semagro, Valeska Fernandes a umidade relativa do ar podem atingir níveis críticos em todo estado. “São esperadas umidade relativa entre 7-30% nas regiões leste e centro-norte e norte da região pantaneira. Grande risco para incêndios florestais e à saúde”, explicou. 

 

Para evitar problemas da saúde é recomendável tomar bastante líquido, evitar atividades físicas que podem ser nocivas com o tempo seco, evitar exposição ao sol, usar hidratantes corporais e umidificar os ambientes. Evite bebidas diuréticas como café e álcool também estão na lista de recomendações. 

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS