A Biocar será a primeira usina de biodíesel do Mato Grosso do Sul e de acordo com o empresário José Carrero, a Biocar inicia a produção com 30 mil litros/dia e deverá chegar a 180 mil litros/dia com a capacidade da planta. Segundo ele, quando estiver operando com a capacidade total, a indústria empregará cerca de 75 pessoas em três turnos de trabalho.
Todo o investimento deverá ficar em torno de R$ 5 milhões, informa o empresário, destacando que parte dos investimentos estão sendo feitos com recursos próprios e que a Biocar também tem buscado junto ao Banco do Brasil e do FCO outra parte dos investimentos.
A Usina está localizada no Distrito Industrial começa a operar a partir de novembro em fase experimental. A área foi cedida pela Prefeitura e teve apoio do programa de incentivo fiscal do Município.
O prefeito Laerte Tetila destaca que Dourados está caminhando para se tornar a capital da agroindústria e que esse crescimento é acompanhado de perto para que seja sustentável. "A cidade está colhendo os frutos de um trabalho iniciado desde o início da minha administração através de um projeto sério que tirou de Dourados o título de portal do inferno e transformou a cidade no município que mais cresce no Estado, inclusive despontando no cenário nacional como a quarta cidade com maior crescimento do PIB (Produto Interno Bruto)", disse Tetila.
José Carrero adiantou que a Biocar pretende comercializar a produção em diversas frentes, inclusive podendo atender diretamente o produtor rural da região permutando a matéria prima vegetal por biodiesel. "Temos informação que esse tipo de permuta pode proporcionar economia de até 50% no custo que o produtor terá com o combustível", disse Carrero, acrescentando que além da comercialização direta a indústria está estudando várias possibilidades, "nossa indústria terá capacidade, inclusive, para produzir óleo vegetal comestível, nossa palavra chave é versatilidade".
Para a produção inicial de 30 mil litros/dia, a Biocar já iniciou o cadastramento de mil famílias de assentamentos e pequenas propriedades, com a finalidade de se tornarem fornecedoras de matéria prima.