Mato Grosso do Sul conquistou a classificação ouro do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). Essa iniciativa tem como objetivo reconhecer as boas práticas de gestão das administrações estaduais, municipais e distritais no processo de alfabetização das crianças brasileiras.
O anúncio oficial da premiação ocorreu na quinta-feira (5), mas a cerimônia de entrega do selo será realizada em Brasília, no dia 17 de dezembro, com a presença dos responsáveis estaduais. Durante o evento, os articuladores estaduais receberão o emblema como reconhecimento pelo trabalho realizado.
No total, 38 municípios de Mato Grosso do Sul receberam o selo ouro, enquanto 20 conquistaram o selo prata e três o bronze. Para Maria Gorete Siqueira Silva, coordenadora de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Secretaria de Estado de Educação (SED), o selo é uma forma de reconhecer as práticas pedagógicas e de gestão bem-sucedidas no estado e nos municípios, que garantem o direito à alfabetização das crianças.
Gorete destaca que a conquista é fruto do trabalho realizado pela SED por meio do Programa MS Alfabetiza/CNCA. O programa tem como objetivo assegurar a alfabetização plena das crianças na idade certa, sendo um compromisso do estado com a educação de qualidade.
O processo para conquistar o selo exige que as secretarias de Educação cumpram uma série de pré-requisitos e apresentem documentação que comprove as ações realizadas. O reconhecimento é concedido em três categorias: ouro, prata e bronze, e visa não apenas valorizar os esforços das gestões, mas também estimular a implementação de políticas educacionais que atendam às metas do Plano Nacional de Educação (PNE). Para o secretário de Estado de Educação, Hélio Daher, o selo premia os esforços dos profissionais da Rede Pública de Ensino e demonstra o compromisso do estado com a educação de qualidade.