Literalmente, Mato Grosso do Sul vai parar nessa terça-feira (15) para ver a estreia da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo da África do Sul. Comércios, escolas, repartições públicas, todos vão mudar suas rotinas para ver o Brasil jogar contra a Coreia do Norte. Até os deputados estaduais vão mudar seus horários para poder assistir ao embate entre as equipes.
Amanhã, a Assembleia Legislativa funcionará de 7h às 13h. O decreto determinando o funcionamento do Legislativo foi publicado na edição desta segunda-feira do Diário Oficial do Estado (DOE).
Confira como ficam os horários das demais repartições
Bancos
Os bancos também terão horário diferenciado de atendimento durante a Copa.
No dia em que a Seleção estreia, estes estabelecimentos abrem das 7h às 13h em Mato Grosso do Sul. A partida será às 14h30 no horário daqui.
No terceiro jogo, no dia 25 de junho, contra Portugal, os bancos vão abrir das 7h às 9h30. Nas cidades do interior, o atendimento será retomado às 12h30 e vai até 14h30. Em Campo Grande, o horário será das 7h às 9h30 e das 13h às 15h.
O segundo jogo do Brasil no dia 20 de junho, contra Costa do Marfim, será num domingo, quando não há expediente bancário. A partida está marcada para as 14h30.
Os bancos deverão, com antecedência mínima de 48 horas, afixar avisos em suas dependências sobre o horário de atendimento nos dias de jogos.
Correios
As agências dos Correios também terão horários especiais de atendimento devido aos jogos do Brasil na Copa. As agências Kadiwéu (no Hipermercado Avenida Ceará com Avenida Mato Grosso), Filatélica (Shopping Campo Grande), Central (Avenida Calogeras com a Rua Dom Aquino), Rodoviária (Rua Vasconcelos Fernandes) e AC Dourados (Rua João Candido da Câmara) funcionam até as 14h e retornam às 16h30, e para dias de jogos da seleção brasileira às 14h30.
As demais agências funcionam nesses dias das 8h15 às 13h45. Nesses dias, os horários-limites de postagem para expedição na mesma data deverão ser antecipados para as 11h.
Quanto aos jogos da seleção em dias de semana, com início às 10h, as agências fecham das 9h45 às 12h.
Escolas
Para as escolas da Rede Municipal de Ensino na Capital não haverá aulas durante os primeiros jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo. Os jogos serão nos dias 15 (terça-feira) e 25 (sexta-feira) deste mês na Copa da África do Sul. As aulas serão suspensas somente no período em que ocorrerão as partidas, ou seja, na terça-feira à tarde e na sexta-feira de manhã.
Alunos de escolas estaduais de todo o Mato Grosso do Sul também têm folga nos dias em que o Brasil jogar.
Poder Judiciário e repartições públicas
Como os jogos do Brasil, na primeira fase da Copa do Mundo de 2010, estão marcados para os dias 15 e 25 de junho de 2010, nos horários de 14h30 e 10 horas, o Poder Judiciário, nos dias desses jogos, cumpre expediente normal das 7h às 13h, no dia 15, e das 13h às 19h, no dia 25. Em caso de classificação do Brasil para as etapas seguintes do Mundial, serão observadas as mesmas normas: expediente das 7 às 13 horas na hipótese de a seleção brasileira jogar nos dias 28 ou 29 de junho, e 6 ou 7 de julho de 2010; e das 13 às 19 horas na hipótese de a seleção jogar no dia 2 de julho de 2010.
Demais rerpartições públicas só funcionam se forem em situação de emrgência, como Polícia e postos de saúde.
Por: Eduardo Penedo - (www.capitalnews.com.br)