No fim da tarde de ontem o Conselho Consultivo de Ex-prefeitos discutiu no Casarão da Esplanada Rodoviária em Campo Grande a mobilidade urbana da Capital.
O diretor da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Carlos Lanteri, detalhou os projetos e obras que podem solucionar questões como congestionamento, otimização de vias e a agilidade no deslocamento nas principais ruas e avenidas da cidade. Ele apresentou aos ex-prefeitos sugestões de projetos desenvolvidos em outras cidades como Curitiba e Barcelona (Espanha) e que contribuíram para minimizar o conflito de deslocamento.
Segundo o diretor da Agetran, o deslocamento nas principais vias da cidade envolve projetos de utilização racional das vias para o transporte coletivo. Sugestões como corredores exclusivos, preferenciais, metrô de superfície pode ser soluções a médio e longos prazos para Campo Grande. “O investimento em corredores de ônibus refletirá uma mudança no sistema de transporte de massa que deverá ganhar em qualidade, conforto e agilidade”, argumenta Lanteri.
Lanteri adiantou que obras da Orla Morena, Via Morena 2, Orla Ferroviária serão ferramentas importantes para minimizar o adensamento de vias como a Afonso Pena, Duque de Caxias, Julio de Caxias e Salgado Filho. “Essas intervenções vão criar ciclovias, aproveitar o antigo corredor ferroviário, dar continuidade a vias interrompidas priorizando a ligação de novos pontos da cidade e reestruturar vias que precisam de novas sinalizações e modelos de mobilidade”, disse Lanteri.
Preocupados com o crescimento da frota de veículos e do transporte individual, os ex-prefeitos apresentaram sugestões que envolveram principalmente os conflitos na mobilidade.
Nesse encontro estavam presentes os ex-prefeitos Juvêncio César da Fonseca, Marilu Guimarães, Valdir Cardoso, Nelly Bacha, Wilson Barbosa Martins, Hélio Mandetta, Levi Dias, Alberto Cubel e Heráclito Figueiredo e o atualprefeito, Nelson Trad Filho (PMDB), que presidiu a reunião.
A próxima reunião acontece no dia 30 de outubro e terá a presença do secretário municipal de Obras, João Antonio De Marco que discutirá a drenagem e contenção de enchentes realizadas na cidade.