O deputado estadual Maurício Picarelli (PMDB), presidente do Parlasul (Parlamento do Sul), ocupou a tribuna na sessão desta quinta-feira (12) para informar que está lutando para a implantação da Ferrosul (ferrovia que ligará Mato Grosso do Sul aos estados da região Sul). A previsão dele é que o projeto seja concluído nos próximos três anos. Na semana passada o parlamentar realizou em Florianópolis (SC) uma reunião ordinária do Parlasul para que o assunto fosse debatido. Na ocasião, o presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, explicou a proposta de implantação da extensão ferroviária e detalhou questões técnicas e operacionais para o futuro funcionamento da ferrovia.
Picarelli disse que preside o Parlasul há dez anos e desde então já intermediou a implantação do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento Econômico) no Estado. Agora, segundo o deputado, a luta é para a implantação da Ferrosul. De acordo com Picarelli, a ferrovia ligará Mato Grosso do Sul aos portos de Itajaí e Porto Grande. Além de cargas, pessoas poderão fazer viagem nos trens. “É um sonho que pode ser realizado: transporte ferroviário de cargas e passageiros até o Rio Grande do Sul. Viajaremos de trem por belas regiões até o litoral”, comentou o deputado.
Na reunião ocorrida em Santa Catarina, foi assinada carta de intenções em defesa da Ferrosul. Há citação da expansão dos trilhos da Ferroeste em bitola mista – larga e métrica – de Guarapuava a Paranaguá, Cascavel a Maracaju, Cascavel a Foz do Iguaçu e Cantuquiriguaçu a Chapecó, como um projeto de interesse da região Sul e da nação brasileira. A carta, conforme Picarelli, será apresentada aos governadores André Puccinelli (PMDB), Roberto Requião (PMDB-PR), Yeda Crusius (PSDB-RS) e Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC), na reunião do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul) que acontece em Campo Grande no próximo dia 18, no Palácio Popular da Cultura.
Carta – Entre as propostas estabelecidas pela carta assinada pelo Parlasul estão estudos técnicos visando à definição do melhor ponto para a integração das malhas ferroviárias gaúcha, catarinense, paranaense e sul-mato-grossense à malha da Ferroeste, bem como a criação da Ferrosul, com o propósito de planejar, construir e operar ferrovias no Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e de interligar o Sul com a Ferrovia Norte-Sul e com os países da América Latina.
Ferroeste – A Ferroeste foi privatizada na década de 90 e resgatada em 2006 pelo governo do Paraná da concessionária falida. Atualmente a estatal administra um único ramal com 248 quilômetros entre Cascavel e Guarapuava. A Ferroeste pretende finalizar ainda este ano os estudos de viabilidade técnica e ambiental de novos ramais no seu projeto de expansão que prevê 1300 quilômetros de novas linhas até 2013, chegando até Chapecó.
Por Alessandro Perin (www.capitalnews.com.br)