Campo Grande 00:00:00 Domingo, 22 de Dezembro de 2024


Cotidiano Quinta-feira, 12 de Novembro de 2009, 19:15 - A | A

Quinta-feira, 12 de Novembro de 2009, 19h:15 - A | A

Ferrovia que liga MS à região Sul ficará pronta em três anos, diz deputado

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

O deputado estadual Maurício Picarelli (PMDB), presidente do Parlasul (Parlamento do Sul), ocupou a tribuna na sessão desta quinta-feira (12) para informar que está lutando para a implantação da Ferrosul (ferrovia que ligará Mato Grosso do Sul aos estados da região Sul). A previsão dele é que o projeto seja concluído nos próximos três anos. Na semana passada o parlamentar realizou em Florianópolis (SC) uma reunião ordinária do Parlasul para que o assunto fosse debatido. Na ocasião, o presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, explicou a proposta de implantação da extensão ferroviária e detalhou questões técnicas e operacionais para o futuro funcionamento da ferrovia.

Picarelli disse que preside o Parlasul há dez anos e desde então já intermediou a implantação do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento Econômico) no Estado. Agora, segundo o deputado, a luta é para a implantação da Ferrosul. De acordo com Picarelli, a ferrovia ligará Mato Grosso do Sul aos portos de Itajaí e Porto Grande. Além de cargas, pessoas poderão fazer viagem nos trens. “É um sonho que pode ser realizado: transporte ferroviário de cargas e passageiros até o Rio Grande do Sul. Viajaremos de trem por belas regiões até o litoral”, comentou o deputado.

Na reunião ocorrida em Santa Catarina, foi assinada carta de intenções em defesa da Ferrosul. Há citação da expansão dos trilhos da Ferroeste em bitola mista – larga e métrica – de Guarapuava a Paranaguá, Cascavel a Maracaju, Cascavel a Foz do Iguaçu e Cantuquiriguaçu a Chapecó, como um projeto de interesse da região Sul e da nação brasileira. A carta, conforme Picarelli, será apresentada aos governadores André Puccinelli (PMDB), Roberto Requião (PMDB-PR), Yeda Crusius (PSDB-RS) e Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC), na reunião do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul) que acontece em Campo Grande no próximo dia 18, no Palácio Popular da Cultura.

Carta – Entre as propostas estabelecidas pela carta assinada pelo Parlasul estão estudos técnicos visando à definição do melhor ponto para a integração das malhas ferroviárias gaúcha, catarinense, paranaense e sul-mato-grossense à malha da Ferroeste, bem como a criação da Ferrosul, com o propósito de planejar, construir e operar ferrovias no Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e de interligar o Sul com a Ferrovia Norte-Sul e com os países da América Latina.

Ferroeste – A Ferroeste foi privatizada na década de 90 e resgatada em 2006 pelo governo do Paraná da concessionária falida. Atualmente a estatal administra um único ramal com 248 quilômetros entre Cascavel e Guarapuava. A Ferroeste pretende finalizar ainda este ano os estudos de viabilidade técnica e ambiental de novos ramais no seu projeto de expansão que prevê 1300 quilômetros de novas linhas até 2013, chegando até Chapecó.

Por Alessandro Perin (www.capitalnews.com.br)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS