Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 24 de Janeiro de 2025


Cotidiano Quarta-feira, 17 de Junho de 2009, 15:29 - A | A

Quarta-feira, 17 de Junho de 2009, 15h:29 - A | A

Fiems trata de qualificação profissional e apoio à produção em Portugal

Redação Capital News (AP) (www.capitalnews.com.br)

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, que integra missão do Governo do Estado a Portugal, participou de inúmeras reuniões para divulgar a estrutura disponível de apoio à atividade industrial, colaborando para atrair investimentos de empresários daquele país para Mato Grosso do Sul. Nos encontros, segundo ele, estão sendo discutidos incentivos fiscais, logística de transporte e de infra-estrutura, formação de mão-de-obra, manejo florestal e investimentos nas áreas de energia e de hotéis.

A primeira reunião da missão, liderada pelo governador André Puccinelli, com participação da secretária Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias (Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo) e do superintendente do Sebrae/MS, Cláudio Mendonça, foi realizada ontem (16/06) na cidade de Quinta de São Francisco, sede da Portucel, empresa do setor de celulose, com o presidente José Honório, além dos diretores Carlos Amaral Vieira, Gabriel Dehon Rezende e Manuel Regalado.

Durante o encontro foi apresentado a estrutura que o Sistema Fiems dispõe para a formação de mão-de-obra e capacitação profissional para o setor de celulose e papel, além das estruturas de laboratórios e campos.

Novos Negócios

Ainda ontem os integrantes da missão do Estado estiveram na Embaixada Brasileira em Portugal, onde foram recebidos pelo embaixador Brasileiro Celso Marcos Vieira de Souza, e pelo responsável pelo setor de Promoção Comercial da Embaixada, Pedro Paulo D’Escragnolle-Taunay. Participaram do encontro diversos empresários, como o presidente do Clube de Empresários do Brasil, José Magro, que foi o coordenador do encontro com aproximadamente 25 empresários de diversos setores, como cerâmico, alimentos e bebidas, logística, energia e financeiro, além do Grupo EDP-Energias de Portugal, Carlos Almeida Loureiro.

Na manhã desta quarta-feira (17/06), os integrantes da missão estiveram na sede da GALP Energia – empresa similar à Petrobras em Portugal -, onde foram recebidos por Maria da Graça Martins, diretora de Finanças Corporativas, e Pedro Dias, vice-presidente de Finanças Corporativas. “Esses diretores tratam de aplicação de recursos da empresa em outros países e com eles tratamos de investimentos na área de energia, via PPPs (Parcerias Públicas e Privadas), tanto em biomassa, quanto em linhas de transmissão”, informou Longen.

Ainda no período da manhã, já na Superintendência do Banco do Brasil em Portugal, a missão recebeu o diretor-geral do Grupo Amorim, Rui Paulo Gonçalves, e Diogo Tavares, da Amorim Holding II, empresas com investimentos em diversas áreas industriais, além de hotéis e financeiras, para tratar de investimentos que podem ser feitos no Estado nessas áreas.

A comitiva também almoçou com o Embaixador Brasileiro em Portugal, que também contou com a presença de Jorge Rebelo de Almeida, presidente do Conselho de Administração do Grupo Vila Galé, rede de hotéis, que tem investimentos no Brasil, oportunidade em que o governador apresentou as potencialidades de investimentos para o setor no Estado.

No período da tarde, os integrantes da missão estiveram reunidos na Caixa Geral de Depósitos, que é o Banco Central português, com o presidente Fernando Faria de Oliveira e o administrador-geral Jorge Tomé. “Tratamos de investimentos que podem ser feitos por empresas portuguesas no Estado, pois esse banco financiaria essas aplicações em diversas áreas e o repasse seria feito pelo Banco do Brasil”, explicou Sérgio Longen, informando que Caio Neves, ex-superintendente do BB no Estado e atual superintendente do banco em Lisboa, também participou da reunião, destacando os possíveis investimentos nas áreas de infra-estrutura governamental. A comitiva retorna a Campo Grande nesta quinta-feira.
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS