O 1º Fórum Internacional de Logística do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul e da Zona de Integração do Centro-Oeste da América do Sul (Codesul-Zicosul) reuniu na manhã desta sexta-feira (21) governadores de Mato Grosso do Sul e regiões da Argentina, Bolívia, Chile e Paraguai, além de empresários e estudiosos no assunto para discutir a integração física e econômica entre estas localidades.
Segundo o governador André Puccinelli (PMDB), o Estado é privilegiado, pois tem posição estratégica, localizado entre Bolívia, Paraguai, Mato Grosso, Goiás, São Paulo e Paraná. “A integração através da logística é para unir nossos povos, de forma comercial e cultural, diversificando a matriz econômica de nossas regiões”, defende.
Já para o presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), Sérgio Logen, esse evento vem para fomentar a integração entre os povos para fortalecer as relações e proporcionar melhor logística. “Temos que encurtar distâncias, não só no plano geográfico, mas desburocratizar relações. São tantas dificuldades que insistem em nos separar."
O presidente da Zicosul, o governador da Província de Salta (Argentina), Juan Manuel Urtubey, também defende que a integração seja a palavra-chave desse evento. Ele ressalta que não seja somente a integração econômica, mas também a cultural. Ele acredita que a parceria trará “não só bons negócios”, mas integração entre a população, como países irmãos.
Juan Manuel Urtubey presidente da Zicosul e o governador da Província de Salta (Argentina)
Foto: Deurico/Capital News
Problemas e soluções propostas
Longen explica que o maior problema enfrentado pela indústria é o escoamento das produções em razão dos gargalos do transporte rodoviário. “As estradas estão estranguladas. O custo do frete afeta a competitividade dos produtos.”
André Puccinelli e Sérgio Logen
Foto: Deurico/Capital News
André relata que já está quase tudo acertado sobre a ferrovia Sul e Oeste que vai ajudar a integrar ainda mais os povos. Ele garantiu que esse projeto vai sair do papel e está tudo acordado.
O fórum e o seminário são algumas das ações práticas do protocolo de intenções firmado em novembro do ano passado entre o Codesul e a Zicosul. Durante os eventos, serão debatidos assuntos como a infraestrutura ferroviária, portuária e aeroportuária das regiões que compõem as entidades.
Diversos palestrantes farão exposições sobre a atual situação do sistema ferroviário argentino, sistema portuário do norte do Chile, projeto do Porto Seco da Bolívia, sistema de transporte do Paraguai, a situação da infraestrutura logística e planos de investimentos no Brasil, assim como projetos de investimentos e expansão logística em Mato Grosso do Sul, está apresentada pelo secretário de Obras do Estado, Wilson Cabral.
Entre os assuntos, será discutido também a Rota Bioceânica, que ligará o Porto de Santos, no Brasil, a dois portos no Chile. A rota passa pelo Estado. O Zicosul é formado por nove províncias argentinas, oito departamentos bolivianos, cinco regiões chilenas, todos os departamentos paraguaios e mais Mato Grosso do Sul.
André explica já está quase tudo acertado sobre a viabilização das ferrovias Sul e Oeste
Foto: Deurico/Capital News
Por: Eduardo Penedo - (www.capitalnews.com.br)