Campo Grande recebe, nesta segunda-feira (01), a quarta edição do Circuito Biogás nos Estados, promovido pela Associação Brasileira do Biogás (ABiogás) em parceria com o Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Semadesc. O evento ocorre na Casa da Indústria (FIEMS), a partir das 14h, com apoio da FIEMS e da Biosul.
O encontro reúne autoridades, especialistas e representantes da indústria para discutir os avanços, desafios e oportunidades do setor de biogás e biometano no Estado. Entre os participantes estão o secretário Jaime Verruck (Semadesc), Renata Isfer (ABiogás), Sérgio Longen (FIEMS), Cristiane Junqueira (MS Gás) e Amaury Pekelman (Biosul).
A programação inclui duas mesas-redondas. A primeira abordará incentivos fiscais, infraestrutura e logística para o biogás e biometano no Mato Grosso do Sul. A segunda discutirá o biometano como alternativa para a transição energética e descarbonização, com apresentação de cases do setor produtivo.
Mato Grosso do Sul já conta com três plantas de biometano em operação e uma quarta licenciada, com investimento de R$ 350 milhões. O governo estadual reduziu a carga tributária do biometano para 12%, com crédito outorgado de até 90%, incentivando ainda mais o setor. Com programas como Leitão Vida e MS Renovável, 43 granjas já produzem energia suficiente para abastecer uma cidade de até 11 mil habitantes.