O dia 9 de agosto é em alusão ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, data estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), como uma forma de reconhecer a importância dos povos originários e a necessidade de protegê-los.
Apenas em Mato Grosso do Sul, os indígenas correspondem a 4,22% da população, sendo 116.346 mil pessoas, presentes em 32 territórios e divididos em oito etnias: Guarani, Kaiowá, Terena, Kinikinau, Atikum, Ofaié e Guató. Conforme o relatório do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Ainda os dados revelam que os indígenas estão em 86,7% dos municípios brasileiros. O Brasil possui 5.568 municípios e 4.832 deles possuem moradores que se identificam como indígenas.
Conforme o subsecretário de Políticas Públicas para Povos Originários, Fernando Souza, os dados contribuem para ampliar o conhecimento da diversidade social e territorial indígena do Estado, além de subsidiar a criação e implementação de políticas públicas para a cidadania de todos os povos indígenas.
“O dia 9 marca a ressignificação e valorização da nossa cultura e costumes, além de evidenciar os avanços que tivemos no que tange às políticas públicas para a população indígena. Tendo em vista o comprometimento do Governo do Estado com essa pauta, com a garantia de direitos e respeito, construindo um Estado sem deixar ninguém para trás, como pontua nosso Governador Eduardo Riedel”, destaca Fernando.
O governo do Estado tem atuado para consolidar a garantia da cidadania, como na área da assistência social, com a distribuição de cestas básicas mensais, educação, com o Vale Universidade Indígena, reformas e construção de escolas, segurança, com o fortalecimento dos Conselhos Comunitários de Segurança Indígena, ações de saneamento e na agricultura familiar. Focando também na transversalidade para a realização de ações de cidadania dentro das comunidades, levando desde a emissão de documentos a serviços de saúde.
Ação Kuña Mbarete
O objetivo da ação, que está sendo realizada nesta quarta-feira (9) na Aldeia Água Bonita em Campo Grande, é assegurar a cidadania aos povos indígenas que vivem em contexto urbano. A ação integra as atividades da campanha "Agosto Lilás" promovida pelo governo do Estado.
Para a cacique da comunidade, Alicida Tibério, a ação na comunidade é muito importante. “Esses serviços aqui hoje contribuem para o fortalecimento dos povos indígenas, já que hoje é um dia importante, o Dia Internacional dos Povos Indígenas”.
Irma Silva, 39 anos, levou a família para ter acesso aos serviços ofertados. “A gente fica feliz de ter todos esses serviços aqui. Eu trouxe meus netos para o atendimento no dentista”, explica.
Ainda nesta quinta-feira (10) é a vez da Aldeia Darcy Ribeiro receber a ação de Cidadania Kuña Mbarete, das 9h às 12h e 13h30 às 16h, na Era Atômica, nº 30, Jardim Noroeste, Campo Grande.