Mulheres de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, têm a oportunidade de se alistar no Exército Brasileiro em 2025. O Comando Militar do Oeste (CMO) está oferecendo 99 vagas para as jovens que completam 18 anos no próximo ano. As inscrições devem ser feitas até o dia 30 de junho e a incorporação está prevista para 2026.
As vagas são destinadas às mulheres nascidas em 2007, que poderão se alistar como voluntárias, já que o alistamento para o sexo feminino não é obrigatório, ao contrário dos homens. As oportunidades são para diversas unidades em Campo Grande, e também há vagas para a Marinha no 6º Distrito Naval, em Ladário.
O processo de alistamento pode ser realizado de duas formas: presencialmente, nas juntas militares dos municípios, ou pela internet, através de um site específico criado pelo Exército Brasileiro. Em Campo Grande, nos primeiros três dias de alistamento, 153 mulheres já se inscreveram para participar.
Até hoje, as mulheres ingressaram nas Forças Armadas principalmente como militares de carreira, após concurso público, ou como temporárias, por meio de seleções realizadas pelas Regiões Militares. O novo processo de alistamento voluntário é uma novidade regulamentada pelo Governo Federal no Decreto nº 12.154, publicado em 28 de agosto de 2024.
Após serem incorporadas, as mulheres voluntárias estarão sujeitas aos mesmos direitos, deveres e penalidades que os homens, conforme a Lei nº 4.375/1964 e o Decreto nº 57.654/1966. No entanto, elas não terão estabilidade no serviço militar e, após a conclusão do tempo de serviço, serão transferidas para a reserva não remunerada das Forças Armadas.