A Rede Hemosul MS está precisando com urgência de todas as tipagens sanguíneas, especialmente, as do tipo O+ e O-. No próximo dia 25 comemora-se o Dia Nacional do Doador de Sangue. A data tem a finalidade de sensibilizar e aumentar o número de doadores no mundo, conscientizando a sociedade sobre a importância da doação de sangue.
Para doar sangue é necessário comparecer a uma das unidades de coleta portando documento oficial com foto, ter entre 16 e 69 anos, sendo que menores entre 16 e 17 anos devem estar acompanhados pelo pai ou mãe ou responsável legal, pesar 51kg ou mais e estar bem alimentado e hidratado para realizar a doação.
Não existe um substituto para o sangue e sua disponibilidade é essencial em diversas situações. Doar sangue é um ato de solidariedade, então, faça a sua parte. Procure o hemocentro mais próximo e doe sangue regularmente.
Segundo os dos do Sistema Único de Saúde (SUS) 14 em cada grupo de mil brasileiros são doadores de sangue e Mato Grosso do Sul tem um índice acima da média brasileira, de 1,95%. Isso significa que 1,4% da população doa sangue regularmente, colocando o país nos parâmetros definidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que recomenda que o índice se mantenha entre 1% e 3%. Em 2022, 3,1 milhões de coletas de sangue foram contabilizadas no Brasil.
Serviço
HEMOSUL COORDENADOR
Avenida Fernando Correa da Costa, 1.304 – Centro
Segunda a Sexta: 7h às 17h
Sábado: 7h às 12h
HEMOSUL HRMS
Rua Engenheiro Lutero Lopes, 36 – Aero Rancho
Segunda a Sexta: 7h às 12h
HEMOSUL SANTA CASA
Rua Rui Barbosa, 3.633 – Centro
Segunda a Sexta: 7h às 12h