Inocência, município que já registra um saldo de 730 vagas abertas e 1.385 admissões neste ano, agora conta com a Casa do Trabalhador, uma unidade inaugurada na última quarta-feira (9). A 36ª unidade de atendimento da Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab) chega para fortalecer a intermediação de mão de obra no município, que está absorvendo o impacto do Projeto Sucuriú, a maior indústria de celulose do mundo, com investimento de R$ 28 bilhões da empresa chilena Arauco.
A unidade, fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Inocência, integra o programa MS Qualifica, que visa fortalecer a empregabilidade e a qualificação profissional em Mato Grosso do Sul. Inocência ocupa atualmente o 3º lugar no ranking estadual de contratações.
A inauguração contou com a presença de diversas autoridades, como o secretário da Casa Civil, Eduardo Rocha, a diretora-presidente da Funtrab, Marina Dobashi, o vice-prefeito de Inocência, Henrique Alves, e o secretário de Indústria e Comércio do município, Ademilson Junqueira. A Casa do Trabalhador vai oferecer serviços de intermediação de mão de obra, emissão de carteira de trabalho digital, acesso ao seguro-desemprego e orientações para qualificação profissional.
De acordo com a diretora-presidente da Funtrab, Marina Dobashi, a chegada da unidade no município é um marco importante. “Nosso papel é conectar os trabalhadores às vagas disponíveis, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da região”, comentou.
Com o Projeto Sucuriú em andamento, Inocência terá a necessidade de contratar cerca de 14 mil trabalhadores durante o período de obras. A fábrica da Arauco, quando concluída, gerará aproximadamente 6 mil empregos diretos e indiretos. O secretário Jaime Verruck, da Semadesc, afirmou que a Casa do Trabalhador será fundamental para o preenchimento das vagas e integração com o programa MS Qualifica, possibilitando também que pessoas de outras localidades participem da pré-seleção de vagas.
A nova unidade em Inocência visa não apenas atender à demanda gerada pelo grande projeto industrial, mas também contribuir para o crescimento contínuo da cidade, oferecendo suporte essencial para os trabalhadores locais e de toda a região.