A palestra promovida pela Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG) com o advogado tributarista Roberto Oshiro teve todas as vagas esgotadas e reuniu empresários interessados em entender os impactos da reforma tributária sobre os negócios. O encontro foi realizado na sede da associação, localizada na Rua XV de Novembro, e colocou em pauta os riscos e as oportunidades que o novo sistema de tributação pode trazer a partir de 2026.
Roberto Oshiro, que é 1º secretário da ACICG e membro do Comitê Jurídico da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), alertou que a hora de agir é agora. “Ano que vem entra em vigor a nova tributação e nós vamos alertar os empresários sobre o que está por vir. A mudança é muito significativa e eu acredito que um planejamento estratégico é essencial”, afirmou.
Durante a palestra, Oshiro destacou que a reforma afetará todos os setores da economia e que uma postura de atenção e prevenção pode ser decisiva para reduzir prejuízos e até mesmo gerar ganhos. “Vamos analisar onde poderemos reduzir prejuízos e também verificar se haverá oportunidade para potencializar os negócios. Os empresários não podem deixar para agir de última hora”, reforçou.
Segundo ele, a ACICG acompanha de perto os desdobramentos da reforma em Brasília e atua para defender os interesses do setor produtivo. “Conseguimos, por exemplo, salvaguardar alguns direitos, principalmente das empresas do Simples. O Simples, inclusive, conseguimos salvar dentro da nova tributação”, completou.
O presidente da ACICG, Renato Paniago, ressaltou a importância do evento como instrumento de orientação para o setor empresarial. “É nosso dever disponibilizar para os empresários e empreendedores tudo o que pode impactar o seu negócio. Oshiro levou insights essenciais para compartilhar com todos. Foi um grande evento”, destacou.
O encontro fez parte da estratégia da ACICG de manter o empresariado informado e preparado diante das mudanças profundas que estão sendo implementadas no sistema tributário nacional.