Álvaro Rezende/ Portal MS
Equipes do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil de MS foram remanejadas para socorrer população gaúcha. Cobertores foram enviados nesta segunda-feira para a Capital do RS.
A catástrofe climática que começou no dia 29 de abril ainda parece estar longe de chegar ao fim no Rio Grande do Sul. Após fortes chuvas provocarem enchentes e destruição, a população volta a ver as ruas sendo tomadas pela água, além de enfrentarem baixas temperaturas. A previsão do tempo para esta semana é que o frio chegue na casa dos 7ºC, conforme informou o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.
O governo de Mato Grosso do Sul, assim como outros Estados brasileiros, tem enviado ajuda e todos os tipos de doações para socorrer os desalojados. Nesta segunda-feira, 13, diante do anúncio da aproximação de uma frente fria, foram embarcados 15 mil cobertores para o Rio Grande do Sul. O envio é realizado por meio de aeronaves, pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil estadual.
Nos próximos dias, também serão enviados outros caminhões com alimentos e insumos médicos. Nesta terça-feira, a previsão é de que 19 médicos também se desloquem para Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.
De acordo com o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Hugo Djan Leite, a destinação dessas doações, assim como do carregamento de água e de outros suprimentos que já foram enviados para o Rio Grande do Sul, ficará a cargo do Gabinete de Crise do governo gaúcho.
"Por determinação do governador Eduardo Riedel estamos encaminhando ajuda humanitária ao Rio Grande do Sul. Na semana passada foram solicitados pelo Gabinete de Crise, agentes de Defesa Civil com especialização em logística humana", explica.
O coronel completa, ainda, que o Estado “enviou os agentes com viaturas e equipamentos para auxiliar na resposta e no restabelecimento das condições de vida do povo gaúcho. A Defesa Civil se solidariza com a situação e estará de prontidão para atuar na calamidade climática que assola o Estado do Rio Grande do Sul”.
Na semana passada, o governo de Mato Grosso do Sul enviou dois caminhões com água potável e equipes que vão auxiliar na logística e organização das doações no resgate às vítimas. O carregamento de água e as equipes de resgate chegaram na madrugada de sábado, dia 11, em Porto Alegre.
O governador Eduardo Riedel acompanhou a saída dos agentes e destacou que está empenhado na mobilização de pessoal e suprimentos para dar apoio neste momento de crise enfrentado pelo Rio Grande do Sul.
Riedel ainda faz um apelo: “cidadãos sul-mato-grossense, vamos estender nossas mãos nesse momento porque as doações são extremamente importantes. Diversas instituições do Estado e iniciativa privada estão envolvidas nessa mobilização de apoio, suporte e resgate para os nossos irmãos gaúchos", ressalta.