Balanço divulgado pelo Radar Industrial da Fiems aponta que o Índice Geral de Desempenho Industrial (IGDI), no mês de dezembro de 2020, registrou 58,9 pontos. Com isso, considerando que nos últimos oito meses do ano passado, o indicador apresentou uma alta acumulada de 20,4 pontos, sinalizando uma forte retomada da atividade industrial no Estado após o período mais crítico da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
De acordo com o coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems, Ezequiel Resende, “É importante ressaltar que esse foi o melhor resultado já registrado para o mês de dezembro desde 2014, com crescimento de 2,7 pontos sobre igual mês do ano anterior e de 9,8 pontos sobre a média histórica obtida para o mês. Neste levantamento, 78% das empresas industriais do estado reportaram crescimento ou estabilidade da produção. Na comparação com o mesmo mês de 2019, essa participação foi superior em 7 pontos percentuais”, pontua.
Ainda conforme o economista a melhora também se refletiu na utilização média da capacidade instalada que, no mesmo comparativo, aumentou de 71% para 74% do total. “Condição que também se repetiu em relação a intenção de investimento, evoluindo de 63 para 65,5 pontos”, analisou, constatando que o IGDI permanece acima dos 50 pontos, o que, na média geral, indica que o nível de atividade industrial percebido pela maior parte dos empresários respondentes foi satisfatório no mês de dezembro de 2020.