O prazo para inscrições no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) termina hoje (14). A realização do Encceja é da Secretaria de Estado de Educação (SED), e o objetivo da avaliação é testar as competências e habilidades básicas de jovens e adultos que não tiveram acesso ao ensino regular em idade própria.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas nas agências centrais dos Correios nas cidades de Água Clara, Amambai, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bataguassu, Caracol, Cassilândia, Corumbá, Coxim, Dourados, Fátima do Sul, Jateí, Ladário, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, São Gabriel do Oeste e Três Lagoas.
Em Campo Grande, as inscrições podem ser feitas nas agências dos Correios localizadas no Aeroporto, Moreninhas, Guanandi, Estação Rodoviária, Coronel Antonino e da Vila Rica, que fica na Avenida Ceará, 2.636. É possível inscrever pela internet, através do site www.encceja.inep.gov.br/inscricao.
A avaliação será aplicada nos dias 13 e 14 de dezembro, nos municípios que aderiram ao exame. Caso o participante queira fazer a prova e seu município não tenha aderido ao Encceja, ele poderá se inscrever para realizar a avaliação na cidade mais próxima que estiver realizando a prova.
O Encceja é aplicado por meio de quatro provas, nas quais os candidatos devem atingir uma pontuação mínima exigida, para receber a certificação na etapa de ensino em que foi feita a inscrição (ensino fundamental ou médio). Os candidatos que se inscreverem para a avaliação do ensino fundamental devem ter no mínimo 15 anos de idade. A prova do ensino médio é destinada aos candidatos que tenham a partir de 18 anos.
A expectativa é de que mais de um milhão de pessoas façam o exame em todo o País. Para se inscrever pela internet, o candidato terá que disponibilizar seu nome de usuário e senha, caso o interessado já tenha participado da prova antes. Se este for o primeiro ano de participação, o candidato deve fazer um cadastro, onde será criado seu login de acesso. Durante a inscrição o candidato poderá escolher qual a prova que deseja fazer. Os interessados poderão se inscrever para todas as áreas de cada etapa ou para apenas uma das áreas avaliadas e, dessa forma, obterem aprovação em cada prova separadamente.
A adesão ao Encceja em Mato Grosso do Sul é feita através da Secretaria de Estado de Educação (SED). A realização do exame é do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), por meio do Ministério da Educação (MEC). (Notícias MS)