A onça-pintada que matou um caseiro no Pantanal de Mato Grosso do Sul foi capturada e será mantida em cativeiro. A decisão foi tomada pelo ICMBio, devido à alteração de comportamento do animal, causada possivelmente pela prática ilegal da ceva, que é a oferta de alimentos para atrair animais silvestres. A ceva é considerada crime ambiental e compromete a segurança de humanos e animais.
Segundo especialistas, a onça apresentou sinais de alta habituação à presença humana, o que representa risco para pescadores, turistas e moradores da região. Capturada magra e debilitada, com 94 kg — quando o peso ideal seria 120 kg —, o felino passou por exames que apontaram desidratação e alterações em vários órgãos.
A vítima, Jorge Ávalo, trabalhava há cerca de 20 anos no pesqueiro onde ocorreu o ataque. Ele desapareceu no dia 21 de abril e teve seus restos encontrados a 300 metros do local. O delegado responsável afirmou que o ataque foi de um animal de grande porte e não há crime humano envolvido no caso.
• Saiba mais sobre o caso Jorge Avalo - Morto por Onça-pintada
O animal permanecerá no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres até ser transferido para uma instituição federal de preservação. Especialistas destacam que a tragédia reforça a necessidade de conscientização nos pesqueiros do Pantanal sobre a importância de respeitar o comportamento natural dos animais selvagens.