O forte calor que atinge Mato Grosso do Sul nos primeiros dias de março vai persistir até o dia 9, configurando a quinta onda de calor do verão. Essa onda de calor mantém as temperaturas muito acima da média e já quebrou recordes em várias cidades do estado. No último domingo (2), algumas regiões registraram temperaturas superiores a 38°C, com Iguatemi atingindo 39°C, e Porto Murtinho e Sete Quedas 38,7°C.
A previsão é que os próximos dias continuem extremamente quentes, especialmente no Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil, conforme o Climatempo. Além das altas temperaturas, a falta de chuvas e a baixa umidade do ar reforçam a necessidade de cuidados redobrados com a saúde, como hidratação constante e proteção contra a exposição solar excessiva.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas para diversas cidades, onde a temperatura está 5°C acima da média. Entre as cidades em alerta estão Amambai, Angélica, Bataguassu, Ivinhema e Sete Quedas, entre outras. O alerta visa aumentar a conscientização sobre os riscos do calor extremo para a saúde da população.
A situação é resultado da atuação de um sistema de alta pressão atmosférica, que impede a formação de nuvens e chuvas, favorecendo o tempo quente e seco. O Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) destaca que a combinação de calor intenso e baixa umidade aumenta os riscos para a saúde e reforça a necessidade de cuidados com a hidratação e exposição ao sol.