Ramal da Ferroeste que vai ligar Maracaju a Dourados, uma linha de 76km de extensão deve ficar pronta em um ano. O investimento de R$ 1,2 bilhão faz parte do programa “Pró-Trilhos”, do Ministério dos Transportes. Os investimentos e ampliação da malha ferroviária seguem as normas do novo “Marco Legal da Ferrovias”, que visam estimular o crescimento do setor em parceria com a iniciativa privada.
Nova Ferroeste terá investimento privado, em uma extensão total de 1.304 quilômetros, ligando Cascavel a Maracaju. Os trilhos da nova malha ferroviária entrarão em Mato Grosso do Sul pelo município de Mundo Novo e seguirão pelo Estado passando por Eldorado, Iguatemi, Amambai, Caarapó, Dourados e Itaporã, até chegarem a Maracaju.
Em Maracaju, entregando e lançando diversas obras, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) explicou a importância desse ramal para o município e para o Estado. “O novo ramal é a sequência da Ferroeste, que faz parte daquele programa que iremos levar até o Porto de Paranaguá. Isto vai mudar o perfil logístico de Maracaju, dar mais competitividade. Também se trata de uma conexão com a Malha Oeste, que é a ferrovia Ponta Porã, Maracaju, Campo Grande, Bauru, Corumbá”, destacou o governador.
A empresa responsável por construir e colocar o ramal para funcionar terá um prazo de um ano para concluir a obra. Ao todo foram autorizados nove ramais, incluindo o de Mato Grosso do Sul.
Dentro do programa “Pró-Trilhos”, o Ministério dos Transportes autorizou a construção e operação de nove ramais ferroviários, entre eles o que vai ligar Maracaju a Dourados. As autorizações dos novos ramais foram assinadas na quinta-feira (9), com seis empresas que executarão as obras em diferentes estados, incluindo Mato Grosso do Sul. Conforme o Governo do Estado, com o novo ramal ferroviário no Estado a expectativa é de geração de mais de 18 mil empregos.
Ferroeste
Também segue em tratativa o projeto da “Nova Ferroeste”, que pretende ligar Maracaju a Cascavel (PR). A expectativa é que o leilão de concessão do trecho para iniciativa privada ocorra no segundo trimestre de 2022, na Bolsa de Valores de São Paulo. A proposta está sendo preparado pelo governo do Mato Grosso do Sul e Paraná.
“Passando por oito municípios sul-mato-grossenses, o projeto da Nova Ferroeste é estratégico para nós sob o ponto de vista da logística e também da competitividade. No futuro, com a viabilização da ferrovia, o nosso Estado vai diminuir a exportação de commodities e ampliar a exportação principalmente de proteína animal”, destacou Reinaldo.