A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, firmou parceria com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) e a Prefeitura de Ribas do Rio Pardo para intensificar as ações de prevenção a todo tipo de violência contra as mulheres e também contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes no município. A assinatura do Termo de Cooperação Mútua entre a empresa e os órgãos públicos será realizada às 9 horas desta terça-feira(3) no Fórum de Ribas do Rio Pardo.
Conforme a assessoria da Suzano informa, estarão presentes Maurício Miranda, diretor de Engenharia da Suzano responsável pelas obras de implantação da nova fábrica no município; João Alfredo Danieze, prefeito de Ribas do Rio Pardo; e o desembargador Carlos Eduardo Contar, Presidente do TJMS, entre outras lideranças e autoridades públicas.
De acordo com Miranda, o termo de cooperação mútua visa fortalecer as ações da companhia para a proteção dos direitos humanos no município, onde acontece a construção da nova fábrica de celulose da Suzano. “Em setembro do ano passado, firmamos uma parceria com a administração municipal para o lançamento do Programa Agente do Bem com o objetivo de promover a proteção dos direitos humanos e a prevenção a todos os tipos de violência contra mulheres e contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
O nosso plano de ação cresceu e, com o apoio também do TJMS, agora estamos assinando um novo termo de cooperação mútua visando o desenvolvimento social sustentável e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária na região”, destaca o diretor.
Com o novo termo de cooperação mútua, o Tribunal de Justiça, por meio das Coordenadorias da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar e da Infância e Juventude e o Juízo da Comarca de Ribas do Rio Pardo, atuará como multiplicador de informações e conhecimento sobre toda a legislação envolvendo o tema.
Já a prefeitura irá ceder os locais e servidores públicos para que as ações de capacitação e treinamento sejam realizadas. A Suzano entra com o apoio para o desenvolvimento de todas as oficinas e capacitações, realização de eventos e fomento para a estruturação da rede de apoio às mulheres, crianças e adolescentes, bem como a realização de campanhas publicitárias locais convidando toda a comunidade de Ribas do Rio Pardo a serem agentes fiscalizadores dos direitos das mulheres, crianças e adolescentes.
Informações sobre violência domestica
De acordo com dados do Mapa da Violência do IPEA (Instituto de Pesquisa Aplicada), em 2019, 3.737 mulheres foram assassinadas no Brasil. Em Mato Grosso do Sul, a taxa de feminicídio é de 4,4 para cada grupo de 100 mil habitantes, superior à média nacional (3,5) e ficando à frente de estados como São Paulo (1,7), Rio de Janeiro (2,5) e Minas Gerais (2,7).
Serviço:
O evento será transmitindo nos links abaixo, e todos estão convidados a acompanhar a transmissão; https://youtu.be/P8gTwCDbErw ou youtube.com/TJMSJornalismo.