Campo Grande 00:00:00 Terça-feira, 19 de Novembro de 2024



Cotidiano Sexta-feira, 09 de Abril de 2021, 15:38 - A | A

Sexta-feira, 09 de Abril de 2021, 15h:38 - A | A

Investimento

Redução: Nova Ferroeste poderá transportar 35 milhões de toneladas no 1° ano

Outro ponto levantado é a redução do número de acidentes nas rodovias

Lethycia Anjos
Capital News

Divulgação/Portal MS

Redução: Nova Ferroeste poderá transportar 35 milhões de toneladas no 1° ano

Gráfico

Estudos apontam que no primeiro ano a “Nova Ferroeste” vai transportar 35 milhões de toneladas de mercadorias, subindo para 45 milhões em 10 anos, 57 milhões com 20 anos de uso, chegando a 72 milhões com 60 anos de atividade. 

 

Com redução de custos de até 32% ao setor produtivo de Mato Grosso do Sul, o projeto da Nova Ferroeste, que vai ligar Maracaju ao Porto de Paranaguá, poderá transportar já no primeiro ano 35 milhões de toneladas (mercadorias), chegando a 45 milhões nos dez primeiros anos. De acordo com a assessoria, estes dados constam no estudo preliminar sobre demanda e traçado da nova ferrovia, que está sendo elaborado por meio de uma parceria do governo de Mato Grosso do Sul e do Paraná. A proposta de viabilidade da obra será concluída até o final do ano, e depois levado a leilão para ser concedido à iniciativa privada, que será responsável por construir e administrar a nova malha.

 

Outro ponto levantado é a redução do número de acidentes nas rodovias, já que boa parte da produção que segue pelas estradas mudará para malha ferroviária. O estudo mostra que um trem com 100 vagões poderá substituir 357 caminhões com mercadorias, já que um vagão “graneleiro” leva 100 toneladas, enquanto que um caminhão apenas 28 toneladas.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS