Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 26 de Dezembro de 2024


Saúde e Bem Estar Segunda-feira, 23 de Dezembro de 2024, 09:04 - A | A

Segunda-feira, 23 de Dezembro de 2024, 09h:04 - A | A

Conforto emocional

Cães terapeutas levam alegria para as crianças no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul

Militares, voluntários e música tornam visita às alas pediátricas um momento especial de humanização no atendimento

Elaine Oliveira
Capital News

Militares do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, voluntários e os cães coterapeutas do projeto "Cão Herói, Cão Amigo" fizeram uma visita emocionante às alas pediátricas do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS). Durante a ação, brinquedos foram entregues às crianças internadas na Pediatria, CTI Pediátrico, Oncologia Infantil e no PAM (Pronto Atendimento Médico) Pediátrico.

A presença da Banda de Música do Corpo de Bombeiros tornou o momento ainda mais especial, criando uma atmosfera leve e acolhedora para os pequenos pacientes e suas famílias.

O sargento Thiago Kalunga, responsável pelo projeto, destacou o impacto positivo da iniciativa, que já existe há 12 anos e conta com cerca de 20 cães treinados para atuar como coterapeutas. “A alegria é imensa. Esse é um trabalho muito gratificante e, assim como levamos conforto e carinho às pessoas, recebemos de volta toda a gratidão. Ver a alegria no olhar e o sorriso no rosto das pessoas não tem preço”, afirmou.

Os cães, conhecidos por sua habilidade em proporcionar conforto emocional, são grandes aliados no ambiente hospitalar. A diretora-presidente da FUNSAU, Marielle Alves Corrêa Esgalha, reforçou a importância dos coterapeutas no atendimento humanizado. 

Divulgação

Cães coterapeutas levam alegria e conforto a crianças no HRMS

Cães coterapeutas levam alegria e conforto a crianças no HRMS

“Esses animais desempenham um papel fundamental ao proporcionar conforto emocional, reduzir o estresse e ajudar na recuperação psicológica dos pequenos pacientes. A interação com os cães contribui para aliviar a ansiedade e o medo, tornando o ambiente hospitalar mais acolhedor e humanizado. Gostaria de expressar nossa profunda gratidão aos militares e voluntários que tornaram essa visita tão importante e permitem que ofereçamos um atendimento de qualidade e mais humano”, destacou.

Além de alegrar o dia das crianças, a ação reforça a relevância de iniciativas que buscam humanizar o tratamento hospitalar, trazendo esperança e acolhimento aos pacientes e seus familiares.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS