A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES) registrou aumento dos casos de dengue e Chikungunya em áreas rurais do estado. O levantamento tem como objetivo mapear os focos de transmissão e orientar ações de combate realizadas pelas equipes municipais de saúde.
De acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), foram identificados casos de dengue em 19 assentamentos, 17 aldeias e 130 propriedades rurais. Os municípios com maior incidência são Miranda (53) e Aquidauana (19), com concentrações em aldeias indígenas. Também há registros em Sete Quedas (11), Chapadão do Sul (8) e Aparecida do Taboado (8).
No caso da Chikungunya, os municípios com mais casos confirmados são Maracaju (19), Tacuru (8), Dois Irmãos do Buriti (7), Bonito (6) e Pedro Gomes (5). Um óbito foi registrado na zona rural de Dois Irmãos do Buriti.
A SES reforça a necessidade de campanhas de conscientização, mutirões para eliminação de criadouros do Aedes aegypti e ampliação do atendimento nas unidades de saúde. O monitoramento seguirá em parceria com as prefeituras para conter a propagação das doenças.