Campo Grande 00:00:00 Domingo, 26 de Janeiro de 2025


Saúde e Bem Estar Sábado, 25 de Janeiro de 2025, 11:09 - A | A

Sábado, 25 de Janeiro de 2025, 11h:09 - A | A

Atenção

Ministério da Saúde envia testes rápidos para diagnóstico de dengue em Mato Grosso do Sul

O teste rápido será uma terceira opção, capaz de detectar o vírus, mas sem identificar o sorotipo

Viviane Freitas
Capital News

O Ministério da Saúde vai enviar 41,7 mil testes rápidos para diagnóstico de dengue em Mato Grosso do Sul, a primeira vez que esse tipo de teste será utilizado no estado. Essa medida visa ampliar a identificação precoce da doença.

Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) já conta com outros dois tipos de testes para detectar a dengue: o biologia molecular e o sorológico, ambos disponíveis nos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen). O teste rápido será uma terceira opção, capaz de detectar o vírus, mas sem identificar o sorotipo.

O teste rápido utiliza uma amostra de sangue, que pode ser coletada de uma veia ou da ponta do dedo. O resultado sai em cerca de 15 minutos. Ele será disponibilizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a distribuição começará na próxima semana, com orientações específicas para os gestores estaduais.

A secretária de Vigilância em Saúde, Ethel Maciel, destacou que o teste rápido vai complementar as estratégias de diagnóstico, mas enfatizou a importância de continuar realizando as coletas para vigilância epidemiológica, já que o teste não diferencia os sorotipos da dengue nem outras arboviroses, como zika e chikungunya.

De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES), de 1º a 15 de janeiro, Mato Grosso do Sul registrou 298 casos notificados de dengue, com 25 confirmados e nenhuma morte. O município de Selvíria é o único com alta incidência da doença, com 300 casos por 100 mil habitantes. No ano passado, o estado teve 16.229 casos confirmados e 32 mortes.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS