Campo Grande 00:00:00 Domingo, 26 de Janeiro de 2025


Saúde e Bem Estar Terça-feira, 21 de Janeiro de 2025, 15:02 - A | A

Terça-feira, 21 de Janeiro de 2025, 15h:02 - A | A

Prevenção

Unidade móvel realiza mamografia e preventivo gratuitos na UPA Moreninha até sexta-feira

Ação facilita diagnóstico precoce de câncer de mama e colo do útero para mulheres de Campo Grande

Vivianne Nunes
Capital News

As mulheres de Campo Grande têm até a próxima sexta-feira (24/01) para realizar gratuitamente exames de mamografia e preventivo na unidade móvel do Hospital do Amor, localizada no estacionamento da UPA Moreninha. A iniciativa busca promover o diagnóstico precoce, essencial na prevenção e tratamento eficaz contra os cânceres de mama e colo do útero.

Público-alvo e procedimentos
Mamografia: indicada para mulheres de 40 a 69 anos, com 20 vagas disponíveis por período (manhã e tarde).
Papanicolau (preventivo): recomendado para mulheres de 25 a 64 anos, com capacidade para até 45 coletas por turno, dependendo da demanda.

A coordenadora da Unidade de Saúde da Família (USF) Moreninha, Elisabete Rodrigues Gopral, destacou que o atendimento funciona por demanda espontânea, sem necessidade de agendamento. “A procura tem sido muito boa, e nossa equipe está organizada para atender a todas. Trabalhamos com uma escala de enfermeiros para garantir eficiência”, explicou.

Para realizar os exames, as pacientes devem levar CPF, RG e Comprovante de endereço. O atendimento acontece das 7h as 11h e das 13h às 15h30. 

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama afeta 61,05 a cada 100 mil mulheres, sendo a mamografia a principal ferramenta para o diagnóstico precoce. Já o exame preventivo pode identificar alterações no colo do útero antes que evoluam para o câncer, possibilitando tratamentos mais eficazes.

Continuidade da ação
A parceria entre a Sesau e o Hospital do Amor prevê a realização dessa ação duas vezes ao ano. A próxima etapa está programada para setembro, garantindo que mulheres que não conseguirem realizar os exames agora tenham nova oportunidade.

“A prevenção é fundamental para promover saúde e qualidade de vida. Continuaremos com o trabalho de busca ativa para identificar mulheres que necessitam desses exames”, ressaltou Elisabete.

Com o esforço contínuo, a Sesau reforça seu compromisso em facilitar o acesso à saúde para a população feminina de Campo Grande, fortalecendo ações preventivas e garantindo mais qualidade de vida.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS