A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Três Lagoas promoveu, no dia 11 de abril, a 1ª Mostra da Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosos. O evento teve como objetivo ampliar o conhecimento sobre o serviço entre os servidores da pasta, fortalecendo a autonomia na sua aplicação e aprimorando o atendimento à população.
O serviço tem caráter preventivo e inclusivo, buscando garantir os direitos, a autonomia e a convivência familiar e comunitária de pessoas com deficiência e idosos. Entre os eixos de atuação, estão o acesso à rede socioassistencial, a inclusão em políticas públicas como saúde, educação e acessibilidade, além do apoio e orientação aos familiares.
Durante o encontro, foi apresentado o histórico do serviço, implantado em 2021 com atuação municipal centralizada. Em 2022, com a chegada de novas profissionais e a descentralização para os CRAS, o atendimento foi ampliado para diversos territórios. Com a chegada da assistente social Franciely em 2023, a abrangência aumentou ainda mais, contribuindo para a visibilidade do serviço e inclusão de novos usuários.
Em 2024, com a implementação do Processo Seletivo Unificado, cada unidade do CRAS passou a contar com um técnico de nível superior de referência, além da ampliação da equipe de educadores sociais, fortalecendo a atuação do serviço em toda a cidade.
Atualmente, 77 usuários são atendidos pelas equipes do Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio em Três Lagoas, número que deve crescer com a consolidação das equipes e o fortalecimento das ações preventivas e de inclusão promovidas pela SMAS.