Nesta quinta-feira, 12, o Sebrae realiza o Seminário: “A Nova Política para implantação e Dinamização de Arranjos Produtivos de Base Florestal”, com a participação de representantes de instituições públicas e empresas privadas do Estado.Na ocasião, o economista Arlindo Velasquez apresenta estudo sobre setor produtivo da celulose e papel que mapeou os investimentos produtivos no Brasil para o cenário até 2025.
Atualmente, o Brasil é o maior produtor de celulose de mercado de fibra curta do mundo e deve passar a ser o quarto maior produtor mundial de celulose em 2009. “Alcançar essas posições é o resultado de articulações governamentais e empresariais em diversos níveis, por meio de políticas públicas consistentes nos últimos 50 anos”, diz Sandra Amarilha, assessora geral do Sebrae/MS.
Neste contexto, Mato Grosso do Sul desponta no cenário nacional como um estado de oportunidades para pequenos e médios produtores rurais. “Temos 300 mil hectares de florestas plantadas com eucalipto e um potencial em franca expansão, com a instalação da maior fábrica de celulose do mundo”, avalia. O especialista vai abordar ainda as perspectivas de desenvolvimento territorial em Mato Grosso do Sul, com projeções para os próximos 15 anos e as possibilidades de diversificação da base econômica. O Seminário acontece, das 8h às 11h, no Sebrae, em Campo Grande, situado à Avenida Mato Grosso 1661, centro.
Por Alessandro Perin (www.capitalnews.com.br)