O técnico de segurança do trabalho José Carlos Rolim, do Núcleo de Saúde Ocupacional do Sesi (Serviço Social da Indústria) Ignácio Gomes, ministra, nos dias 30 de janeiro e 1º de fevereiro, sempre às 13h30, palestras para os funcionários do Colégio Salesiano Dom Bosco de Campo Grande sobre prevenção de acidentes no trabalho.
A palestra, que faz parte da Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (Sipat) do Colégio Dom Bosco, abordará o uso correto do Equipamento de Proteção Individual (EPI) e será direcionada aos setores de limpeza, obras e manutenção. “A Sipat é uma ferramenta utilizada pelas Cipas (Comissões Internas de Prevenção de Acidentes) com o intuito de orientar os trabalhadores sobre como prevenir os acidentes de trabalho, promover a saúde e a integridade física dos funcionários e não fazer parte das estatísticas de acidentes de trabalho”, disse.
A legislação brasileira possui um amplo capítulo sobre acidentes de trabalho e, por isso, é importante que o trabalhador conheça bem as leis para fazer valer seus direitos. Cabe a ele verificar se sua empresa cumpre corretamente as leis e mantém equipamentos de proteção coletiva, com vistas à proteção da saúde e da integridade do conjunto dos trabalhadores.
Isto significa que os equipamentos de proteção (EPI/EPC) devem cobrir o conjunto dos trabalhadores, bem como o ambiente no qual eles desenvolvem suas atividades. Um importante instrumento à disposição dos empregados e trabalhadores é a Cipa, constituída por representantes dos trabalhadores e empregadores, conforme preceituação legal. Em geral, a Cipa produz, publica e distribui jornais e boletins informativos aos trabalhadores, bem como promove reuniões periódicas e jornadas de treinamento.
(Assessoria Fiems)